Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Hora do Evangelho no Lar - Disponibilizamos o Estudo todas as segundas-feiras, às 12hs.

Centro Espírita Francisco de Assis - Depto do Evangelho no Lar - segunda-feira, 27 de abril de 2015

HORA DO EVANGELHO NO LAR


O perdão é em qualquer tempo, sempre um traço de luz
conduzindo a nossa vida à comunhão com Jesus.
Meimei – Chico Xavier – Do Livro: Pai Nosso


PRECE
Queridos irmãos...que Jesus nos abençoe.
Vamos serenando nossa mente, nossos pensamentos e emoções; acalmando nossos corações e nos elevando ao alto, buscando a figura meiga de Jesus a nos proteger. Mestre Amado pedimos que permita que nossos mentores espirituais estejam junto a nós neste momento em que nos preparamos para o estudo do Evangelho, que nos auxiliem o entendimento e que nos inspirem a aplicarmos os ensinamentos de hoje em nossos dias, fazendo com que a compreensão e a sabedoria estejam sempre presentes em nossos corações. Agradecemos Mestre por tudo que tem nos proporcionado, por nos envolver em Teu Amor e em Tua Luz.
Com Tua permissão, Mestre Jesus e com a presença dos benfeitores amigos que conduzem este estudo, vamos iniciar com a prece que nos ensinou:
Pai Nosso que estais nos Céus....
Que assim seja!

MENSAGEM INICIAL

TEMAS DE CRÍTICAS
Procure silenciar onde você não possa prestar auxílio.
A vida dos outros, qual se afirma na expressão, é realmente dos outros e não nossa.
Devo compreender que o erro de outrem, hoje, talvez será o meu amanhã, já que nas trilhas evolutivas da Terra todos somos ainda portadores da natureza humana.
O tempo que se emprega na crítica pode ser usado em construção.
Toda vez que criticamos alguém, estamos moralmente na obrigação de fazer melhor que esse alguém a tarefa em pauta.
Anote: em qualquer tempo e situação os pontos de vista e as oportunidades, os recursos e os interesses, o sentimento e a educação dos outros são sempre muito diversos dos seus.
Criticar não resolve, porque o trabalho da criatura é que
lhe determina o valor.
Quem ama ajuda e desculpa sempre.
Não condene: abençoe.
Lembre-se: por vezes, basta apenas um martelo para arrasar aquilo que os séculos construíram.
(Sinal Verde - Andre Luiz - Francisco Candido Xavier)


LEITURA DO EVANGELHO

Cap. 12 – AMAI OS VOSSOS INIMIGOS.
I – O Ódio – item 10.
FÉNELON
Bordeaux, 1861

10 – Amai-vos uns aos outros, e sereis felizes. Tratai, sobretudo de amar aos que vos provocam indiferença, ódio e desprezo. O Cristo, que deveis tornar o vosso modelo, deu-vos o exemplo dessa abnegação: missionário do amor, amou até dar o sangue e a própria vida. O sacrifício de amar os que vos ultrajam e perseguem é penoso, mas é isso, precisamente, o que vos torna superiores a eles. Se vós os odiásseis como eles vos odeiam, não valereis mais do que eles. É essa a hóstia imaculada que ofereceis a Deus, no altar de vossos corações, hóstia de agradável fragrância, cujos perfumes sobem até Ele.
Mas embora lei do amor nos mande amar indistintamente todos os nossos irmãos, não endurece o coração para os maus procedimentos. É essa, pelo contrário, a prova mais penosa. Eu o sei, pois durante minha última existência terrena experimentei essa tortura. Mas Deus existe, e pune, nesta e na outra vida, os que não cumprem a lei do amor. Não vos esqueçais, meus queridos filhos, de que o amor nos aproxima de Deus, e o ódio nos afasta dele.

Faça aqui suas reflexões sobre a lição estudada....( A Doutrina dos Espíritos tem a sagrada missão de fazer recordar o Evangelho na sua pureza primitiva, como soma de todos os esforços de muitos Espíritos enviados por Jesus à face do planeta, cada qual fazendo brilhar, pelo exemplo, uma letra do Livro Sagrado. Todas juntas formam um sol, que aquece e dá vida a nações e povos.
Somente entre os Espíritos impuros há ódio, por desconhecerem o amor, mas, para tanto, existem mutirões de almas preparadas para que esse amor se estenda pelo reino humano. O culto do Evangelho no Lar, sob a inspiração do Espiritismo, é capaz de levar a compreensão à família, e quando as famílias entenderem esse tesouro, a sociedade passará a reformar seus sentimentos, e a Terra tornar-se-á um paraíso.
O Satanás, que as velhas religiões têm como inimigo, é o orgulho, o egoísmo e o ódio, chefes de tantos outros nascidos das suas presenças no coração das criaturas. O maior combate não é fora de nós; é, pois, na intimidade do nosso mundo interior. Se nos livrarmos desses inimigos internos, romperemos a sintonia com os inimigos externos.
O céu, devemos repetir, sempre está dentro de nós Vejamos que tesouro de luz foi dado por Cristo à humanidade, quando disse, sintetizando os dez mandamentos:
- “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a vós mesmos. Aí está toda a lei e os profetas.” – trecho do livro Filosofia Espírita – Vol. VI – Questão 292 LE: “Alimentam ódio entre si os Espíritos?”, comentada por Miramez.)



VIBRAÇÕES

"Porque onde estiverem reunidos em meu nome,
lá estarei presente."
Jesus. (MATEUS, 18:20.)

Após a leitura e os comentários da lição de hoje, vamos iniciar nossas vibrações.
Vamos deixar fluir os sentimentos mais puros, mais doces e amorosos que temos e vamos, com o auxilio da Espiritualidade Amiga, encaminhá-los até os mais necessitados.
Vamos iniciar vibrando pela nossa Mãe Terra, por todos os países e por todos os povos, que haja paz entre todos.
Vibremos por nosso Brasil, por nossa presidenta e por todos os governantes e governados; que nosso Brasil alcance a Paz, o Progresso e o Amor entre seu povo.
Vamos vibrar especialmente por todas as vítimas do terremoto no Nepal, pelas vítimas do vulcão no Chile e pelas vítimas do tornado em Xanxerê – Santa Catarina.
Vibremos pelos recém-desencarnados, para que sejam esclarecidos e para que aceitem sua nova realidade.
Vamos vibrar agora, por todos os que se encontrem num leito de dor, seja em hospitais ou em seus lares – que recebam a cura, o bálsamo para suas dores.
Vamos vibrando por todos os que estão passando por dificuldades materiais, espirituais e emocionais; por todos os que carregam mágoas, revoltas e ódio em seus corações.
Vibremos pelos idosos, pelas crianças e jovens abandonados, relegados a própria sorte.
Vibremos pelo desenvolvimento espiritual da juventude, que sejam protegidos e afastados dos vícios, das drogas e da violência;
Por nossa Casa Espírita, que está sempre pronta a nos amparar, por seus dirigentes, por todos os assistidos, pelos coordenadores e trabalhadores voluntários. Pedimos aos benfeitores espirituais, que envolvam toda a extensão de nossa Casa com uma luz brilhante e protetora, que fortalece espiritualmente a todos que ali adentrarem.
Te rogamos Pai, luzes de amor para os nossos supostos inimigos encarnados e desencarnados, que saibamos perdoar, para sermos igualmente perdoados.
Vibremos agora pelos nossos queridos, por nossos familiares e amigos, que sejam sempre amparados e fortalecidos na fé. Que a luz de Jesus envolva também os nossos lares para que o amor e a paz prevaleçam sempre.
Vibramos finalmente, por nós mesmos, pequenos servidores, que possamos através de nossas pequenas e frágeis atitudes, com o auxílio de Jesus e dos benfeitores, alcançarmos o conhecimento de nós mesmos e evoluirmos em nossa caminhada espiritual.
Que assim seja.

PRECE FINAL

"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia."
[Emmanuel / Chico Xavier]
Rogamos a Jesus, que os fluídos divinos sejam depositados em nossas águas e que através deles possamos adquirir saúde e vitalidade, força e coragem para as lutas de todos os dias, para nossa transformação moral e espiritual, para vivermos em harmonia com tudo e com todos.
Mestre Amado, gratos por tudo que temos, ainda te suplicamos: guia nossos passos para que caminhem ao encontro dos cansados, desanimados e oprimidos.
Abra nossos braços, Senhor, para que possamos abraçar aos solitários e desesperançados.
Oferece-nos um coração terno, capaz de amar sem distinção.
Conceda-nos, Senhor, o dom do perdão e da humildade para que tenhamos a precisa coragem de seguir os Teus Exemplos!
Que assim seja.
Obrigada Senhor. Esteja conosco hoje e sempre.

 

TENHAM UMA LINDA E ABENÇOADA SEMANA!!!
RECEBAM NOSSO MAIS SINCERO CARINHO.

comments powered by Disqus