Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Evangelho no lar

Dep. de Divulgação do CEFA - segunda-feira, 6 de abril de 2015

HORA DO EVANGELHO NO LAR

PRECE

Querido e Amado Mestre Jesus, agradecemos por nos conceder a oportunidade de estarmos aqui, virtualmente reunidos, para o estudo do Teu Evangelho de Luz.

Que hoje, nossos benfeitores, protetores espirituais estejam conosco dando-nos proteção e amparo, nos orientando, nos esclarecendo e nos inspirando para melhor compreendermos a lição do dia.

E assim, em nome do nosso Mestre Jesus iniciamos o estudo de hoje.

Esteja conosco Senhor, hoje e sempre.

Que assim seja!

 

MENSAGEM INICIAL

 

Geralmente, todos os nossos adversários, no fundo, são nossos instrutores.
À maneira do martelo que, tangendo a pedra, acaba aperfeiçoando-lhe a beleza, aquele que se coloca em oposição à nossa maneira de crer, sentir ou pensar, frequentemente é fator de estímulo à elevação de nossos dotes pessoais.
O invejoso, invariavelmente, ensina-nos a prudência, o despeitado nos induz ao aprimoramento próprio.
O caluniador nos auxilia a marchar no caminho reto e o perseguidor gratuito nos auxilia a perseverar no bem.
Assim, então, se um inimigo poderoso devemos identificar junto de nós, na estrada do mundo - inimigo que nos arma as piores ciladas e nos constrange a cair nas mais escuras armadilhas do remorso e da dor - esse é o nosso próprio Eu, adversário terrível de nossa verdadeira felicidade, sempre imantado à concha de sombras em que se refugia, sob as paredes da indiferença.
Combatamos a nós mesmos cada dia, em nome do bem que abraçamos.
Não vale afirmar sem exemplo, nem sonhar sem trabalho.
Adquirir conhecimento superiores para adorá-los com o incenso de nosso personalismo é transformar a vida em êxtase delituoso, quando a Terra nos pede rendimento de esforço para a obra do Bem Infinito.
Guerreemos o inimigo que se oculta, armado de astúcias mil na fortaleza de nossa animalidade multissecular, dando caça às suas manifestações de inferioridade, com os dissolventes da compreensão, do trabalho, da bondade e do amor e asfixiando-lhe o ignominioso comando, que tantas vezes nos tem arrojado aos despenhadeiros do crime das reparações dolorosas, ouçamos, nas torres de nossa alma, a voz do Cristo, o único mentor capaz de conduzir-nos à bênção íntima da imperecível libertação.

Do livro: Indulgência, Emmanuel/Francisco Cândido Xavier.

 

LEITURA DO EVANGELHO

 

Cap. 12 – AMAI OS VOSSOS INIMIGOS.

Os Inimigos Desencarnados – itens 5 e 6

5 – O espírita tem ainda outros motivos de indulgência para com os inimigos. Porque sabe, antes de qualquer coisa, que  maldade não é o estado permanente do homem, mas que decorre de uma imperfeição momentânea, e que da mesma maneira que a criança se corrige dos seus defeitos, o homem mal reconhecerá um dia os seus erros e se tornará bom.

Sabe ainda que a morte só pode livrá-lo da presença material do seu inimigo, e que este pode persegui-lo com o seu ódio, mesmo depois de haver deixado a Terra. Assim, a vingança assassina não atinge o seu objetivo, mas, pelo contrário, tem por efeito produzir maior irritação, que pode prosseguir de uma existência para outra. Cabia ao Espiritismo provar, pela experiência e pela lei que rege as relações do mundo visível com o mundo invisível, que a expressão: extinguir o ódio com o sangue é radicalmente falsa, pois a verdade é que o sangue conserva o ódio no além-túmulo. Ele dá, por conseguinte, uma razão de ser efetiva e uma utilidade prática ao perdão, bem como à máxima de Cristo: Amai os vossos inimigos. Não há coração tão perverso que não se deixe tocar pelas boas ações, mesmo a contragosto. O bom procedimento não dá pelo menos, nenhum pretexto a represálias, e, com ele se pode fazer, de um inimigo, um amigo antes e depois da morte. Com o mau procedimento ele se irrita, e é então que serve de instrumento à justiça de Deus, para punir aquele que não perdoou.

6 – Pode-se, pois, ter inimigos entre os encarnados e os desencarnados. Os inimigos do mundo invisível manifestam sua malevolência pelas obsessões e subjugações, a que tantas pessoas estão expostas, e que representam uma variedade das provas da vida. Essas provas, como as demais, contribuem para o desenvolvimento e devem ser aceitas com resignação, como uma conseqüência da natureza inferior do globo terrestre: se não existirem homens maus na Terra, não haveria Espíritos maus ao redor da Terra. Se devermos, portanto, ter indulgência e benevolência para os inimigos encarnados, igualmente as devemos ter para os que estão desencarnados.

Antigamente, ofereciam-se sacrifícios sangrentos para apaziguar os deuses infernais, que nada mais eram do que os Espíritos maus. Aos deuses infernais sucederam os demônios, que são a mesma coisa. O Espiritismo vem provar que esses demônios não são mais do que as almas de homens perversos,que ainda não se despojaram dos seus instintos materiais; que não se pode apaziguá-los senão pelo sacrifício dos maus sentimentos, ou seja, pela caridade; e que a caridade não tem apenas o efeito de impedi-los de fazer o mal, mas também de induzi-los ao caminho do bem e contribuir para a sua salvação. É assim que a máxima: Amai aos vossos inimigos, não fica circunscrita ao círculo estreito da Terra e da vida presente, mas integra-se na grande lei da solidariedade e da fraternidade universais.

 

 Faça aqui suas reflexões sobre a lição estudada....

 

VIBRAÇÕES

 

"Porque onde estiverem reunidos em meu nome,

lá estarei presente." 

Jesus. (MATEUS, 18:20.)

 

Após a leitura e os comentários da lição de hoje, vamos iniciar as vibrações.

Sabemos que é dando que se recebe. Ajudemos para sermos ajudados.

Senhor ampara nosso propósito de servir. Que em Teu Nome e com o auxílio dos bons espíritos, possamos ajudar a quem está mais necessitado do que nós.

- Pai, há quem hoje esteja muito infeliz. De toda a alma te rogamos: abençoa os que sofrem. Dá a cada um a suavização de suas dores, um bálsamo para suas tristezas!

- Senhor, tende piedade de nossos irmãos que estão nos vícios, nos crimes. Que possam se corrigir a tempo, que os benfeitores os ajudem a voltarem ao equilíbrio.

- Nos lares, nos hospitais, nos asilos, nos albergues... os enfermos esperam por um conforto, por um lenitivo. Senhor, que nossas vibrações possam levar até eles um alívio para seus males e que se for permitido que possam recuperar a saúde.

-  Agora bondoso Pai, vibramos pelas crianças e pelos jovens, que não lhes falte o amparo material e o espiritual, o pão e a escola, o amor e a orientação da alma.

- Abençoa Senhor, os dirigentes de todas as nações, especialmente os do nosso país, que sob tua proteção, governem com amor e justiça em favor do seu povo.

- Vamos vibrar e pedir o amparo do Pai, para as criaturas que, cheias de amor e boa vontade, querem praticar o bem, trabalhar em favor do próximo. Que consigam realizar todo o bem que desejam fazer.

- Vamos vibrar, pedindo a proteção, o amparo e o fortalecimento de nossa Casa Espírita e seus dirigentes, coordenadores, voluntários e assistidos. Que nossa casa de oração continue amparando a todos que necessitam de um aconchego, de um abraço, de um sorriso.

- Vibremos agora, por todos os lares, inclusive o nosso. Que a proteção divina se estenda a todos, que neles reinem o respeito, a harmonia e a ajuda mútua.

- E finalmente, vamos pedindo a Jesus permissão para vibrarmos por nós mesmos. Senhor, perdão por nossas falhas, auxilia-nos a desenvolver as virtudes que colocastes dentro de nossa alma para que sejamos melhores, mais compreensíveis, mais tolerantes, que possamos perdoar mais e sermos menos orgulhosos..., que a Tua Paz e Teu Amor estejam sempre em nossos dias. Que assim seja.

 

"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia."
[Emmanuel / Chico Xavier]

E assim, vamos agradecemos ao Pai da Vida a oportunidade do aprendizado abençoado e da presente reencarnação; ao nosso Mestre Jesus agradecemos e rogamos o amparo e a proteção de sempre, a nossa Doce e Meiga Maria agradecemos o amor com que sempre nos envolve.

Permita Mestre Jesus que nossas águas sejam fluidificadas com bênçãos cristalinas de energias salutares proporcionando a todos nós  o refazimento espiritual, o equilíbrio físico e mental e que, na próxima semana possamos estar novamente reunidos em Teu Nome para o Estudo do Evangelho.

 

Pai Nosso que estais nos céus....

 

TENHAM UMA LINDA E ABENÇOADA SEMANA!!! 

RECEBAM NOSSO MAIS SINCERO CARINHO.

comments powered by Disqus