Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Estudo Semanal de O Livro dos Espíritos - 05/06/2018

Adauto Alves de Lima - terça-feira, 5 de junho de 2018
QUESTÃO 364 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS Parte Segunda
Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos 
CAPÍTULO VII - DA VOLTA DO ESPÍRITO À VIDA CORPORAL 
Faculdades morais e intelectuais do homem 
364. O mesmo Espírito dá ao homem as qualidades morais e as da inteligência? 
“Certamente e isso em virtude do grau de adiantamento a que se haja elevado. O homem não tem em si dois Espíritos.”
 COMENTÁRIO DO ESPÍRITO MIRAMEZ NA OBRA “FILOSOFIA ESPÍRITA”
 Certamente que tem o homem muita coisa a conhecer em relação à sua própria vida espiritual e física, no entanto, não se deve com isso aceitar tudo que não deve ser aceito. É justo que acompanhemos o Evangelho, que nos diz: - “em tudo dai graças”, porque mesmo o erro em nossos caminhos nos mostra o certo. Ele tem um trabalho a fazer em nosso benefício.
A teologia se encontra presa nas mãos de certas religiões que esquecem o progresso com Jesus, e não abrem as portas para que se conheça mais um pouco dos segredos da natureza humana e mesmo divina. O Espírito é um mundo, onde há de tudo; é uma profusão de dons a serem despertados, de modo que o tempo nos mostrará o quanto vale amar.
Quando o homem se encontra na plenitude do amor, essa manifestação não é da carne: é provinda do celeiro da alma, e quando se manifesta nele o enorme tributo da inteligência, é o mesmo Espírito mostrando talentos amadurecidos, aflorando essa qualidade grandiosa que fala de Deus.
A criatura encarnada não tem dois Espíritos, como pensam alguns, por nela se manifestar muitas qualidades. É somente um que, com o tempo, mostrar-nos-á muito mais do que conhecemos, porque tudo o que conhecemos de beleza, de qualidades variadas, em todos os povos, existe dentro de cada um, faltando somente que sejam despertadas, mostrando a excelsitude de Deus.
Todos os Espíritos são perfeitos, e não poderia ser de outro modo: tudo que sai de mãos perfeitas não pode mostrar imperfeição.
As qualidades se encontram intrínsecas, em estado de sono, no imo d’alma. A alma, quando atinge certa classe espiritual, é produto de valores que se mostram pela sua elevação. O Espírito é dotado de todas as qualidades do próprio Pai que o criou, porém, esses atributos se encontram embrionários, e irão crescer em valores intermináveis: nunca, entretanto, se igualarão ao seu Criador, assim como os aparelhos criados no mundo pelos homens não podem ultrapassar seus inventores; são inferiores a esses, certamente, comandados por eles.
A mente continua a ser uma incógnita para a ciência humana, e é nela que estão todos os segredos, onde a felicidade mora e onde está o céu que tanto se procura. A literatura mesmo a espiritualista, está cheia de ensinamentos sobre os pensamentos, não obstante, há muita teoria derivando para as sombras. A mente em Cristo pode fazer muito em favor da coletividade, desde quando a maturidade no amor alcançou a legitima fraternidade. E é o mesmo Espírito que opera em tudo; é a unicidade que vem do Criador se manifestando na criatura.
Jesus, quando disse que o céu está dentro de nós, falou conscientemente, como Mestre dos mestres, a despertar os discípulos para a luz dos conhecimentos, entregando a cada um o seu quinhão de trabalho no seu mundo interno. O “conhece-te a ti mesmo”, muito lembrado por todos os povos, é profundo para quem deseja realmente libertar-se.
Os teólogos, em muitas circunstâncias, são inventivos: sem recurso de buscar a verdade, geralmente combatem o espiritismo e, concomitantemente, a mediunidade, que tem caráter de revelação dos poderes de Deus na criatura. São, muitas vezes, homens com malas cheias de diplomas, que cursaram famosas faculdades do mundo, mas, pouco atingiram a simplicidade e o amor, de modo a abrir a intuição humana ao encontro da intuição divina, em recebendo as revelações do mundo espiritual.
Por outro lado, os médiuns, que muitas vezes não conheceram as letras, no sentido da intelectualidade, são instrumentos valiosos nas mãos dos benfeitores espirituais para os esclarecimentos da verdade. A revivescência do Cristianismo está chegando a Terra graças ao Espiritismo, servindo-se do canal da mediunidade com Jesus.
As camadas da atmosfera são muitas, como as da Terra, para filtrarem as radiações cósmicas. Assim são as do corpo físico e do Espírito; a seleção é feita pela inteligência, em fortes conexões com a fé.
 

Lima, Adauto Alves de

comments powered by Disqus