Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Cap. VIII - Instrução dos Espíritos: I DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS - itens 18 e 19 - 14/5/2018

HORA DO EVANGELHO NO LAR - segunda-feira, 14 de maio de 2018

HORA DO EVANGELHO NO LAR  


“Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus.” (Mateus, V:8). 

 

PRECE INICIAL

Queridos irmãos, que a Paz de Jesus nos envolva e nos ampare. Elevemos nossos pensamentos e vamos orar:

Mestre Jesus, que o estudo de hoje possa nos iluminar e nos fazer refletir com clareza sobre nossas ações de cada dia, lembrando-nos sempre que, cada gesto de amor que realizarmos em favor de nossos semelhantes é mais um passo que damos na direção de nossa evolução espiritual. 

Envolva-nos com Tuas doces vibrações, inspire-nos Mestre, auxilie-nos o entendimento e acima de tudo, mostre-nos o caminho do bem.

Que ao finalizar os estudos de hoje possamos estar mais enriquecidos em nossos conceitos doutrinários, na compreensão e no amor.

E assim Senhor Jesus, em Teu Nome, em Nome de Francisco de Assis, mas sobretudo em nome de Deus, nosso Pai de Amor e Bondade, damos inicio as nossas reflexões.

Permaneça conosco Mestre,

Que assim seja!

 

MENSAGEM INICIAL

CONFIA EM DEUS E CAMINHA

Guarda a confiança em Deus e não te detenhas.

Muitos te anotam o entusiasmo na fé que abraças e, por isso, te repelem, mas Deus te acolhe...

Muitos te conhecem o coração aberto aos sentimentos mais elevados e te envolvem no abuso; no entanto, Deus te defende...

Muitos te julgam doente e incapaz; entretanto, Deus te fortalece...

Muitos te examinam a assiduidade em serviço e te zombam da dedicação; contudo, Deus te registra o amor aos compromissos assumidos e não te desampara...

Muitos te assinalam a bondade e o desprendimento e te crivam de ironias; no entanto, Deus te contabiliza os gestos e não te abandona...

Muitos, talvez por não desejarem servir ao próximo, te solicitam o afastamento das obrigações que procuras enobrecer, mas Deus te livra do desequilíbrio e do mal...

Muitos te desconhecem o esforço no trabalho; no entanto, Deus te acompanha as tarefas de cada dia e te abençoa...

Prossegue adiante, confiando na Presença e na Justiça de Deus e Deus te concederá, hoje e sempre, tudo aquilo que te seja melhor.

Do livro: Hora Certa, Lição nº 04 – Emmanuel/Chico Xavier.

 

LEITURA DO EVANGELHO

CAPÍTULO VIII – BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO

Instruções dos Espíritos: I - Deixai Vir A Mim os Pequeninos – itens 18 a 19

JOÃO, O Evangelista, Paris, 1863

18 – Disse o Cristo: “Deixai vir a mim os pequeninos”. Essas palavras, tão profundas na sua simplicidade, não fazem apenas um apelo às crianças, mas também às almas que gravitam nos círculos inferiores, onde a desgraça desconhece a esperança. Jesus chamava a si a infância intelectual da criatura formada: os fracos, os escravos, os viciosos. Ele nada podia ensinar à infância física, presa na matéria, sujeita ao jugo dos instintos, e ainda não integrada na ordem superior da razão e da vontade, que se exercem em torno dela e em seu benefício. Jesus queria que os homens se entregassem a ele com a confiança desses pequenos seres de passos vacilantes, cujo apelo lhe conquistaria o coração das mulheres, que são todas mães. Assim, ele submetia as almas à sua terna e misteriosa autoridade. Ele foi à flama que espancou as trevas, o clarim matinal que tocou a alvorada. Foi o iniciador do Espiritismo, que deve, por sua vez, chamar a si, não as crianças, mas os homens de boa-vontade. A ação viril está iniciada; não se trata mais de crer instintivamente e obedecer de maneira mecânica: é necessário que o homem siga as leis inteligentes, que lhe revela a sua universalidade.

Meus bem-amados, eis chegados os tempos em que os erros explicados se transformarão em verdades. Nós vos ensinaremos o verdadeiro sentido das parábolas. Nós vos mostraremos a correlação poderosa, que liga o que foi ao que é. Eu vos digo, em verdade: a manifestação espírita se eleva no horizonte, e eis aqui o seu enviado, que vai resplandecer como o sol sobre o cume dos montes.

 

UM ESPÍRITO PROTETOR, Bordeaux, 1863

 19 – Deixar vir a mim os pequeninos, pois tenho o alimento que fortifica os fracos. Deixai vir a mim os tímidos e os débeis, que necessitam de amparo e consolo. Deixai vir a mim os ignorantes, para que eu os ilumine. Deixai vir a mim todos os sofredores, a multidão dos aflitos e dos infelizes, e eu lhes darei o grande remédio para os males da vida, revelando-lhes o segredo da cura de suas feridas. Qual é, meus amigos, esse bálsamo poderoso, de tamanha virtude, que se aplica a todas as chagas do coração e as curas? É o amor, é a caridade! Se tiverdes esse fogo divino, o que havereis de temer? A todos os instantes de vossa vida direis: “Meu Pai, que se faça a tua vontade e não a minha! Se te apraz experimentar-me pela dor e pelas tribulações, bendito seja! Porque é para o meu bem, eu o sei, que a tua mão pesa sobre mim. Se te agrada, Senhor, apiedar-te de tua frágil criatura, dar-lhe ao coração as alegrias puras, bendito seja também! Mas faze que o amor divino não se amorteça na sua alma, e que incessantemente suba aos teus pés a sua prece de gratidão”.

Se tiverdes amor, tendes tudo o que mais se pode desejar na Terra, pois tereis a pérola sublime, que nem as mais diversas circunstâncias, nem os malefícios dos que vos odeiam e perseguem, poderão jamais arrebatar. Se tiverdes amor, tereis colocado os vossos tesouro aonde nem a traça nem a ferrugem os devoram, e vereis desaparecer insensivelmente da vossa alma tudo o que lhe possa manchar a pureza. Dia a dia sentireis que o fardo da matéria se torna mais leve. E, como um pássaro que voa nos ares e não se lembra da terra, subireis incessantemente, subireis sempre, até que a vossa alma, inebriada, se impregne da verdadeira vida, no seio do Senhor!

REFLEXÕES: O termo pequeninos se estende aos infelizes, fracos, escravizados e viciados de qualquer idade, aos quais Jesus estimula a atenção e benevolência dos homens e para os quais promete Ele o consolo e o amparo de que são carentes. Para Deus, nosso Pai, somos ainda crianças espirituais, carentes de amor e orientação.

 

VIBRAÇÕES

"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]

 

E assim, vamos encerrando nosso estudo de hoje, elevando nossos pensamentos a Deus, Pai da Vida e a Jesus, e vamos nos doando em favor daqueles que estão mais necessitados do que nós.

Vamos juntos, unindo nossos corações, vibrarmos por todos aqueles que, encarnados ou desencarnados, estejam passando por sofrimentos, pelos enfermos da alma ou do corpo físico, pelos que perderam entes queridos, pelos que desencarnaram recentemente, pelos encarcerados, pelos órfãos, pelas casas de repouso, asilos e manicômios. Que todos recebam o amparo Divino e sintam-se envolvidos nas doces Vibrações do Amor.
Vibremos por nossas Casas Espíritas, por todos os seus trabalhadores e assistidos e, por todos os líderes religiosos. Que todos sejam sempre fortalecidos e amparados.

Vibremos por nossos lares, nossos entes queridos, nossos amigos e por aqueles que se consideram nossos inimigos, por nossos companheiros de trabalho, por nossos vizinhos, por nossa querida cidade. Que todos sintam as doces vibrações de nosso Mestre Jesus e nossas vibrações amorosas a nos envolver.
Vibramos agora, pela Paz Mundial e pela harmonia entre todos os povos, vamos pedindo especialmente por nosso Brasil, para que a paz, a justiça e o amor se estabeleçam.
Vamos deixando uma vibração em aberto, com muito amor e carinho, para que a espiritualidade leve onde se fizer mais necessário.
Agradecemos a Deus, o Pai da Vida e a Jesus pela oportunidade abençoada de aprendizado e do convívio fraterno e aos nossos Benfeitores pelo auxilio e proteção de todos os dias.
Permita Senhor, que nossas águas sejam fluidificadas com bênçãos, energias salutares proporcionando a todos nós o reequilíbrio físico e espiritual e que, na próxima semana possamos estar novamente reunidos em Teu Nome para mais um Estudo do Teu Evangelho de Luz.
Que Jesus seja sempre nossa companhia, que nos dê bom animo, alegria de viver e forças para crermos em um amanhã sempre melhor.
Que assim seja.

 

A todos, uma semana abençoada.

Paz e Luz.

comments powered by Disqus