Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Hora do Evangelho no Lar - Cap. V - Bem Aventurados os Aflitos - Instr. Esp. ítem 25 - A Melancolia

CEFA - Depto do Evangelho no Lar - segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

HORA DO EVANGELHO NO LAR

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João, 16:33)

 

PRECE

Senhor Jesus, Amado Mestre. 
Somos devedores do passado e trabalhadores da última hora e, assim rogamos humildemente, que nos ajude a ficar livre de toda sorte de tentações, que não nos permita ceder a ira e ao ódio, ao egoísmo e a luxúria, que nos livre da vaidade e do orgulho destruidor, e que nos ensine a praticar a caridade e o perdão.

Senhor, que nos seja possível vibrar na Tua freqüência, para que as nossas preces ultrapassem as ondas pesadas da inferioridade e avancem em direção a Ti. Buscamos em Ti, Senhor, a renovação constante, nos ajude a cumprir a parte que nos cabe nessa etapa evolutiva, dando-nos sempre força, coragem e discernimento.

E assim, Senhor, plenos de Tua bondade, não fraquejaremos na esperança, não nos desviaremos das instruções abençoadas da doutrina consoladora e da Tua misericórdia.

Permita Mestre Jesus que nossos benfeitores espirituais nos auxiliem neste momento de estudo e reflexão, a fim de termos a inspiração necessária para assimilarmos Teus ensinamentos.

Abençoe Mestre aos presentes e aos ausentes, encarnados e desencarnados, e assim, sentindo-nos abençoados e protegidos pelo Teu infinito amor, damos inicio aos nossos estudos.

Graças vos damos por tudo que recebemos. Permaneça conosco Senhor,
Que assim seja. 

MENSAGEM INICIAL

 

TEXTO ANTIDEPRESSIVO
Quando você se observar, à beira do desânimo, acelere o passo para frente, proibindo-se parar.
Ore, pedindo a Deus mais luz para vencer as sombras.
Faça algo de bom, além do cansaço em que se veja.
Leia uma página edificante, que lhe auxilie o raciocínio na mudança construtiva de ideias.
Tente contato de pessoas, cuja conversação lhe melhore o clima espiritual.
Procure um ambiente, no qual lhe seja possível ouvir palavras e instruções que lhe enobreçam os pensamentos.
Preste um favor, especialmente aquele favor que você esteja adiando.
Visite um enfermo, buscando reconforto naqueles que atravessam dificuldades maiores que as suas.
Atenda às tarefas imediatas que esperam por você e que lhe impeçam qualquer demora nas nuvens do desalento.
Guarde a convicção de que todos estamos caminhando para adiante, através de problemas e lutas, na aquisição de experiência, e de que a vida concorda com as pausas de refazimento das nossas forças, mas não se acomoda com a inércia em momento algum.

Mensagem extraída da obra "Busca e Acharás" - André Luiz/Chico Xavier

 

 

LEITURA DO EVANGELHO

 

Capítulo V – Bem-aventurados os aflitos

Instruções dos Espíritos: VIII – A Melancolia – item 25

 

FRANÇOIS DE GENÉVE
Bordeaux

 
25 – Sabeis por que uma vaga tristeza se apodera por vezes de vossos corações, e vos faz sentir a vida tão amarga? É o vosso Espírito que aspira à felicidade e à liberdade, mas, ligado ao corpo que lhe serve de prisão, se cansa em vãos esforços para escapar. E, vendo que esses esforços são inúteis, cai no desânimo, fazendo o corpo sofrer sua influência, com a languidez, o abatimento e uma espécie de apatia, que de vós se apoderam, tornando-vos infelizes.

Acreditai no que vos digo e resisti com energia a essas impressões que vos enfraquecem a vontade. Essas aspirações de uma vida melhor são inatas no Espírito de todos os homens, mas não a busqueis neste mundo. Agora, que Deus vos envia os seus Espíritos, para vos instruírem sobre a felicidade que vos está reservada, esperai pacientemente o anjo da libertação, que vos ajudará a romper os laços que mantém cativo o vosso Espírito. Pensai que tendes a cumprir, durante vossa prova na Terra, uma missão de que já não podeis duvidar, seja pelo devotamento à família, seja no cumprimento dos diversos deveres que Deus vos confiou.

E se, no curso dessa prova, no cumprimento de vossa tarefa, virdes tombarem sobre vós os cuidados, as inquietações e os pesares, sede fortes e corajosos para os suportar. Enfrentai-os decisivamente, pois são de curta duração e devem conduzir-vos junto aos amigos que chorais, que se alegrarão com a vossa chegada e vos estenderão os braços, para vos conduzirem a um lugar onde não têm acesso às amarguras terrenas. 

 

REFLEXÕES: Muitas vezes sentimos uma  certa inquietação mostrando que a vida não está seguindo conforme planejamos e nos leva a uma certa melancolia, tristeza e, até mesmo, depressão. Outras vezes a tristeza e a melancolia aparecem do nada, sem motivo aparente, afeta nossa vida e não sabemos por que isso acontece. A melancolia se apresenta como uma vaga tristeza que se apodera do coração, quase de maneira imperceptível, levando a pessoa a considerar amarga a existência. Se não combatida no íntimo do Ser, pode desencadear estados de angústia profunda e depressão. E, a  depressão é uma doença de múltiplas causas e precisa de uma abordagem ampla para seu diagnóstico e tratamento, envolvendo clínicos, psiquiatras e psicólogos. Ela deve ser avaliada por especialistas, para serem descobertas as causas, para que assim possa ser receitado o medicamento apropriado e a terapia adequada, pois, enquanto o medicamento trata o efeito, a terapia trata a causa. O problema está em nossas emoções em desalinho, por esse ou aquele fator.

A alegria obtida através da meditação, da visualização terapêutica, do entendimento de si mesmo e de seus limites, da boa leitura, do diálogo fraterno nos ajudam a vencer as dificuldades e, se bem realizados com a disciplina necessária e colaboração, vai nos permitir uma mudança passo a passo. A prece, o amor, o perdão, o auto-perdão, a consciência espiritual, a esperança... são instrumentos para vencermos esses sentimentos que querem nos derrubar.  Kardec nos convida ao estudo constante para nos descobrirmos, nos conhecermos e somente assim, aliando conhecimento, recolhimento, prece e muito trabalho, é que vamos descortinar um mundo novo dentro de nós para obter a verdadeira Paz, alegria e felicidade.

Aos primeiros sinais de melancolia procure ajuda. Você não está sozinho. Lembremo-nos sempre do que nos disse Jesus: "tende bom ânimo, Eu venci o mundo."

 

 

PRECE E VIBRAÇÕES –

"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]

 

Jesus Mestres dos mestres, amor que nos envolve e aquece, a vida em nosso planeta;

está cada dia mais difícil, há tanta violência, tanta fome, tanta injustiça e dor... e o coração se enche de amargura e a alma fica triste e deprimida.
Nesse momento, então, estamos a Te pedir que nos ajudes a melhorar nosso estado de espírito... a fim de que possamos crescer no comando do meu próprio ser.
Faz-nos lembrar que tudo passa, que a nuvem escura irá embora, que o amigo voltará a dobrar a esquina, vindo ao nosso encontro...
E que a esperança renascerá em nosso coração e a fé ocupará os espaços vazios.
Toca nosso coração com Tua Mão de Luz para que a sombra que o envolve seja transformada em claridade, e a tristeza em alegria de viver; para que nossos olhos vejam como a vida esplende ao sol e a natureza festeja a alegria de viver; que nossas emoções fiquem livres e leves e a alma vibre na tranqüila e jubilosa paz da consciência voltada para Deus.
Faz-nos lembrar ainda que o Teu Evangelho foi o maior dos sorrisos na história do pensamento humano, e ajuda-nos, a sorrir também...

E assim Mestre Jesus, chegando ao final dos estudos, ainda queremos Te pedir para que nossas águas sejam fluidificadas, que nelas possam ser depositados os fluidos divinos que reequilibram nosso corpo físico, espiritual e mental.

Por tudo isso e por tudo o mais te agradecemos, Senhor.

Que assim seja.

 

Feliz e abençoada semana a todos!

comments powered by Disqus