Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Hora do Evangelho no Lar - Cap. III - Instr. Esp.: II – Mundo de Expiações e Provas - 07/8/2017

Departamento de Evangelho no Lar - CEFA - segunda-feira, 7 de agosto de 2017

HORA DO EVANGELHO NO LAR

 

“A provação é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual. A expiação é pena imposta ao malfeitor que comete um crime.”

(O Consolador, questão 246, Emmanuel/Chico Xavier)

 

PRECE

Queridos irmãos...que Jesus nos abençoe e nos ilumine.

Agradecidos por mais esta oportunidade de aprendizado, vamos elevando nossos pensamentos ao nosso amado e querido Pai, rogando que fortaleça-nos em nossa caminhada evolutiva e que permita estarmos aqui, acompanhados de Teus mensageiros de luz, para podermos aprender um pouco mais sobre as Tuas Divinas leis.
Pai, envolva-nos a todos que  aqui nos encontramos, iluminando-nos com a luz do saber, do entendimento e da fraternidade. Que nosso aprendizado de hoje converta-se em ações no nosso dia-a-dia e que Tuas bênçãos sejam derramadas sobre todos nós.

Auxilia-nos a sermos merecedores do Teu Amor, Que Tua Divina presença em nosso lar seja sempre a força do amparo, da proteção e da coragem que necessitamos para aprendermos, crescermos, evoluindo sempre. Seja, Senhor, sempre nossa fonte de inspiração.

E assim, em Teu Nome, em nome de nosso Mestre Jesus, de Francisco de Assis e da espiritualidade amiga, responsável por este trabalho de amor, iniciamos o estudo do Evangelho.

Que assim seja.

 

MENSAGEM INICIAL

Contrastes

Existem contrastes exprimindo desigualdades.
Muitas criaturas encarnadas querem fugir da vida humana; contudo, as filas da reencarnação congregam milhares de candidatos ansiosos pelo renascimento...
Legiões de trabalhadores se esquivam do trabalho; no entanto, sempre há multidões de desempregados...
Numerosos alunos negligenciam os estudos; todavia, inúmeros jovens não têm qualquer oportunidade de acesso às casas de instrução, embora o desejem ardentemente... 

Existem contrastes tecendo contradições...
Tudo prova a presença do Criador no Universo; todavia, mentes recheadas de conhecimento não creem na Realidade Divina...
Todos podemos dar algo em favor do próximo; no entanto, muitos possuem em abundância e nada oferecem a ninguém...
Temos a apologia da paz onipresente; contudo, extensa maioria forja a guerra dentro de si mesmo...

Existem contrastes gravando ensinamentos.
Há direitos idênticos e deveres semelhantes; contudo, há vontades diferentes, experiências diversas e méritos desiguais...
A caridade mais oculta aos homens é, no entanto, a mais conhecida por Deus...
A vida humana constitui cópia imperfeita da Vida Espiritual; todavia, a perfeição das Grandes Almas Desencarnadas na Terra foi adquirida no solo rude do Planeta...

Do livro: O Espírito da Verdade, de André Luiz por Chico Xavier. 

 

LEITURA DO EVANGELHO

Capítulo III – HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

Instruções dos Espíritos:  II – Mundo de Expiações e Provas – itens 13 a 15

Santo Agostinho - Paris, 1862

 

13 – Que vos direi, que já não conheçais, dos mundos de expiações, pois que basta considerar a Terra que habitais? A superioridade da inteligência, num grande número de seus habitantes, indica que ela não é um mundo primitivo, destinado à encarnação de Espíritos ainda mal saídos das mãos do Criador. Suas qualidades inatas são a prova de que já viveram e realizaram um certo progresso, mas também os numerosos vícios a que se inclinam são o indício de uma grande imperfeição moral. Eis porque Deus os colocou num mundo ingrato, para expiarem suas faltas através de um trabalho penoso e das misérias da vida, até que se façam merecedores de passar para um mundo mais feliz.

14 – Não obstante, não são todos os Espíritos encarnados na Terra que se encontram em expiação. As raças que chamais selvagens constituem-se de Espíritos apenas saídos da infância, e que estão, por assim dizer, educando-se e desenvolvendo-se ao contato de Espíritos mais avançados. Vem a seguir as raças semicivilizadas, formadas por esses mesmos Espíritos em progresso. Essas são, de algum modo, as raças indígenas da Terra, que se desenvolveram pouco a pouco, através de longos períodos seculares, conseguindo algumas atingir a perfeição intelectual dos povos mais esclarecidos

Os Espíritos em expiação aí estão, se assim nós podemos exprimir como estrangeiros. Já viveram em outros mundos, dos quais foram excluídos por sua obstinação do mal, que os tornava causa de perturbação para os bons. Foram relegados, por algum tempo, entre os Espíritos mais atrasados, tendo por missão fazê-los avançar, porque trazem uma inteligência desenvolvida e os germes dos conhecimentos adquiridos. É por isso que os Espíritos punidos se encontram entre as raças mais inteligentes, pois são estas também as que sofrem mais amargamente as misérias da vida, por possuírem mais sensibilidade e serem mais atingidas pelos atritos do que as raças primitivas, cujo senso moral é mais obtuso.

15 – A Terra nos oferece, pois, um dos tipos de mundos expiatórios, em que as variedades são infinitas, mas têm por caráter comum servirem de lugar de exílio para os Espíritos rebeldes à lei de Deus. Nesses mundos, os Espíritos exilados têm de lutar, ao mesmo tempo, contra a perversidade dos homens e a inclemência da natureza, trabalho duplamente penoso, que desenvolve a uma só vez as qualidades do coração e as da inteligência. É assim que Deus, na sua bondade, torna o próprio castigo proveitoso para o progresso do Espírito.

 

REFLEXÕES: Inicia nosso irmão Maior dizendo que todos nós temos o conhecimento de como é um mundo de expiações e de provas, pois sendo a Terra um deles, basta analisar seus habitantes, o que ele faz, citando três características: inteligência, qualidades inatas e os vícios.

O grau de inteligência de grande parte dos homens demonstra que nosso mundo já não é primitivo. O avanço da ciência, da tecnologia nos dias de hoje atestam bem o poder da inteligência do homem.

As qualidades inatas, as aptidões e habilidades que trazem, ao nascer, demonstram que seus habitantes são espíritos que já fizeram uma boa parte de sua caminhada evolutiva. 

Todavia, seus vícios, provenientes do pouco desenvolvimento moral, que não acompanhou o intelectual, estimula a inteligência a perseverar no egoísmo e no orgulho, procurando obter vantagens cada um para si ou para seu grupo. Seus vícios, demonstram então, a sua inferioridade espiritual.             

A Terra já vive seu período de transição para nova mudança e não sabemos quando findará, visto que não há data precisa, dependendo da evolução dos seus habitantes, mas já vivemos o processo e nós, habitantes da Terra, estamos tendo nossa últimas chances, para decidirmos nosso futuro de acompanhar a Terra ou sermos exilados em um mundo inferior. Não precisamos ser anjos para nela permanecer.

"É bastante a modificação em seus preceitos morais, modificação esta que se operará em todos aqueles que a ela se inclinarem, quando subtraídos à influência do mundo." A Gênese- Allan Kardec, capítulo XVIII item 34. 

Pensemos nisso!

 

PRECE E VIBRAÇÕES –

"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]

 

Neste momento vamos elevar nossos pensamentos, conectando-nos com Deus, com Jesus, com nossos mentores espirituais e deixar-se invadir com sentimentos de amor, carinho e bondade. Sempre conectado com o mais alto vamos começar a doar esse imenso amor que nos invade a alma, vamos doar a todos aqueles que sabemos necessitar de um amparo,

- Vibramos pelos doentes e acamados, que estão nos hospitais ou em suas casas, num leito de dor, que possam recebam o lenitivo, o bálsamo necessário para seu bem estar físico espiritual e mental.

- Vibramos pelos idosos, jovens e crianças, para que recebam amor, proteção e amparo sempre;

- Vibramos por todos os trabalhadores e estudantes para que sejam sempre protegidos em seus caminhos, durante o trajeto de ida e volta e que seus lugares de trabalho e estudo também sejam protegidos e abençoados.

- A todos aqueles que estão desempregados, aos que sofrem de depressões, de vícios e outros problemas que os deixam fragilizados e isolados da vida, que Deus os envolva em sua infinita misericórdia dando força e sustentação para superarem esses momentos de fragilidades.

- Vibremos também por todas as famílias que perderam entes queridos recentemente para que sejam fortalecidas neste momento de dor e que seus queridos possam ser amparados, esclarecidos pelos benfeitores espirituais e aceitarem sua nova condição.

- Agora, pedimos permissão para vibrarmos por nós mesmos e por nossos queridos que convivem conosco. Vamos envolvendo-os, mentalmente, em um abraço amoroso que acalma a alma e faz vibrar em seus corações o amor de Jesus. 

Permita Mestre Jesus que nossas águas sejam fluidificadas para que todos que dela beberem recebam o medicamento, o bálsamo que necessitam para seu reequilíbrio físico, espiritual e mental. 

E assim, vamos agradecendo a Jesus e a espiritualidade amiga que nos auxiliou na doação de nossas energias ao mesmo tempo que nos preencheu dos melhores sentimentos.

Senhor, permaneça conosco durante este dia, durante esta noite, durante toda a semana...  

Guia Senhor, os nossos pensamentos e desejos, nossas ações e nossos projetos. Guia nossos passos para que caminhem ligeiro ao encontro dos cansados e dos desanimados. Guia nossas mãos para que acompanhem aqueles que se perderam no caminho.

Abra nossos braços, Senhor, para que possamos abraçar aos que se sentem sós e sem esperança. Ilumina nossos olhos e torna nossos ouvidos atentos ao clamor de nossos irmãos.

Que nosso coração seja terno, capaz de amar sem distinção e que possamos sempre, com Tuas Bênçãos, abrirmos as mãos para partilhar aquilo que somos e o que temos.
Obrigada Senhor.

Sê conosco hoje e sempre.
Que assim seja!

 

UMA SEMANA DE BÊNÇÃOS E ALEGRIAS PARA TODOS!!!

comments powered by Disqus