Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Hora do Evangelho no Lar -Cap.III-itens 6/7-Destino da Terra e Causa das Misérias Humanas-24/7/2017.

Departamento de Evangelho no Lar - CEFA - segunda-feira, 24 de julho de 2017

 

HORA DO EVANGELHO NO LAR


“Muitos se admiram de que na Terra haja tanta maldade e tantas paixões grosseiras, tantas misérias e enfermidades de toda natureza, e daí concluem que a espécie humana bem triste coisa é.” (ESE, Cap.III, item 6)

 

PRECE

Queridos irmãos, que a Paz de Jesus nos envolva. Vamos Orar:

Senhor Jesus, nos dê a Tua Inspiração em nosso Estudo de hoje e nos sustente durante toda a reunião através de teus mensageiros. Que os benfeitores espirituais façam com que possamos compreender com inteligência as Palavras do Teu Evangelho de Luz e com o coração colocá-las em prática no nosso dia-a-dia.

Que nossas provas e expiações sejam por nós aceitas como lições importantes para nossa evolução espiritual. Que as experiências positivas e felizes sejam vivenciadas com equilíbrio e gratidão e que as negativas sejam compreendidas como necessárias à conquistas de novas virtudes.

Que nosso Protetor Espiritual esteja sempre ao nosso lado, fortalecendo-nos e inspirando-nos a compreensão. E assim Mestre Jesus, em Teu Nome, em Nome de Francisco de Assis, da espiritualidade amiga e responsável por este trabalho de amor, mas acima de tudo em nome de Nosso Pai de Amor e Bondade, iniciamos nosso estudo de hoje.

Permaneça conosco Senhor agora, hoje e sempre.

Que assim seja.

 

MENSAGEM INICIAL

Deus e a Terra

A Terra ainda é palco do ódio, mas Deus acena com amor;

É clima de desespero, mas Deus esparze o alívio;

É sementeira do egoísmo, mas Deus convida à caridade;

É abrigo de sofrimento, mas Deus oferta consolo;

É paisagem de discórdia, mas Deus providencia a paz;

É muralha do orgulho, mas Deus estimula a virtude;

É vulcão da violência, mas Deus semeia a brandura;

É território de aflição, mas Deus espalha esperança;

É leito das enfermidades, mas Deus estende o remédio;

É morada do infortúnio, mas Deus inspira a fraternidade;

É cenário da miséria, mas Deus favorece com o trabalho.

É verdade que a Terra ainda é o vale de dor e lagrimas a serviço da evolução espiritual, mas foi nela que, um dia, nasceu Jesus para revelar o amor a Deus e a solução para torna-la um mundo melhor é a transformação moral de cada um, seguindo a recomendação de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.”

Vivendo o Evangelho – vol. I -  psicografia de Antônio Baduy Filho pelo Espírito André Luiz.

 

LEITURA DO EVANGELHO

Capítulo III – HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

Destino da Terra e Causa das Misérias Humanas – itens 6 e 7

6 – Admira-se de haver sobre a Terra tantas maldades e tantas paixões inferiores, tantas misérias e enfermidades de toda sorte, concluindo-se que miserável coisa é a espécie humana. Esse julgamento decorre de uma visão estreita, que dá uma falsa ideia do conjunto. É necessário considerar que toda humanidade não se encontra na Terra, mas apenas uma pequena fração dela. Porque a espécie humana abrange todos os seres dotados de razão, que povoam os inumeráveis mundos do Universo. Ora, o que seria a população da Terra, diante da população total desses mundos? Bem menos que a de um lugarejo em relação a de um grande império. A condição material e moral da humanidade terrena nada tem, pois, de estranho, se levarmos em conta o destino da Terra e a natureza de sua população.

7 – Faríamos uma ideia muito falsa da população de uma grande cidade, se a julgássemos pelos moradores dos bairros mais pobres e sórdidos. Num hospital, só vemos doentes e estropiados; numa galé, vemos todas as torpezas, todos os vícios reunidos; nas regiões insalubres, a maior parte dos habitantes são pálidos, fracos e doentes. Pois bem: consideremos a Terra como um arrabalde, um hospital, uma penitenciária, um pantanal, porque ela é tudo isso a um só tempo, e compreenderemos porque as suas aflições sobrepujam os prazeres. Porque não se enviam aos hospitais as pessoas sadias, nem às casas de correção os que não praticam crimes, e nem os hospitais, nem as casas de correção, são lugares de delícias.

Ora, da mesma maneira que, numa cidade, toda a população não se encontra nos hospitais ou nas prisões, assim a humanidade inteira não se encontra na Terra. E como saímos do hospital quando estamos curados, e da prisão quando cumprimos a pena, o homem sai da Terra para mundos mais felizes, quando se acha curado de suas enfermidades morais.

REFLEXÕES: O referido trecho do ESE vem nos falar do destino da terra e a causa das misérias humanas. O texto fala que é admirável ver tantas maldades, tantas paixões inferiores, tantas misérias e enfermidades em nosso planeta, vindo a concluir o quão somos sofredores por nossos próprios erros. O texto fala que é errado dizer que toda a humanidade se encontra na terra, pois existem vários mundos que também são habitados pela humanidade. Desta forma, o texto compara nosso planeta como um hospital e uma penitenciaria que cura e reabilita nossas enfermidades morais e nos oferece as condições exatas do que precisamos para transformarmo-nos em pessoas melhores e voltarmos ao convívio social, mostrando que aqueles que aqui estão são uma pequena parcela da humanidade inteira, que não se encontra somente na terra. Nosso planeta de “provas e expiações” é assim enquadrado pelas enfermidades morais que trazemos. Assim como um enfermo e um preso, nós um dia também estaremos curados e reabilitados das nossas enfermidades morais, e estaremos aptos para vivermos em mundos mais evoluídos. Por enquanto busquemos reparar nossos erros para nos tornarmos curados e reabilitados o mais breve possível.  Pensemos nisto!

PRECE E VIBRAÇÕES –

 "Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]

 E assim, vamos agradecendo a Jesus por mais este estudo e, com nosso ambiente tranquilo, vamos rogando a Jesus que suas vibrações amorosas nos envolvam revigorando nossas energias, reequilibrando nossa saúde física, espiritual e mental.

Vibramos e rogamos em favor da Paz Mundial e da harmonia entre todos os povos, especialmente pelo nosso Brasil, por seus dirigentes e por todo o povo brasileiro para que sejam abençoados e esclarecidos. Que Tuas Luzes, Mestre, ilumine todas as Nações para que haja mais compreensão, mais amor e menos sofrimentos.

Rogamos Mestre que Tuas bênçãos se estendam a todos os dirigentes de Casas Espíritas e a líderes religiosos, para que a Luz dos Teus ensinamentos brilhe em todos os lugares da terra.

Vibramos e pedimos Mestre Jesus, que estenda suas mãos misericordiosas e derrame suas bênçãos sobre todos aqueles que, encarnados ou desencarnados, estejam em sofrimento neste momento, que recebam o bálsamo, o lenitivo para suas dores e sofrimentos.

Rogamos Senhor por todos aqueles que se encontram em depressão, desconsolados e desamparados de si mesmos; pela saúde dos enfermos e por todos aqueles que neste momento estão desempregados, buscando alternativas para suas vidas. Que todos recebam a Luz do Teu amor consolador e esclarecedor, refrigério para suas almas cansadas.

Rogamos Senhor, para que a Paz, o Amor e a Compreensão estejam sempre presentes em todos os lares da Terra, no nosso também. 

Rogamos para que o amparo e a proteção do Teu Amor Mestre Jesus envolva todos os nossos familiares e amigos, especialmente aqueles que se antecederam a nós e já se encontram em outra dimensão, que sintam nosso carinho e nossa gratidão.

Senhor, nós Te pedimos que nos auxilie a termos sempre força, coragem e resignação em todos os momentos de nossas vidas; inspirando-nos a vermos em tudo e em todos somente o bem e ajudai-nos a reprimir em nós as inclinações para o mal. Permita Senhor que neste momento, nossas águas sejam fluidificadas para nosso equilíbrio físico, mental e espiritual.

E assim, agradecidos, encerramos nossas reflexões de hoje. Que Tuas doces vibrações, Mestre Jesus, continuem a nos envolver e que a Tua Paz esteja sempre conosco.

Que Jesus seja nossa companhia, que nos dê bom animo, que nos dê alegria de viver.

Que assim seja!!!

  

UMA SEMANA DE BÊNÇÃOS E ALEGRIAS PARA TODOS!!!

comments powered by Disqus