Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

HORA DO EVANGELHO NO LAR - Cap 27– itens 13 a 15 -Ação da Prece. Transm. Pensam. - 01/5/2017

Hora do Evangelho no Lar - segunda-feira, 1 de maio de 2017

 

HORA DO EVANGELHO NO LAR
“O que quer que pedirdes em vossa prece, crede que vos será concedido”.(Marcos, 11:24)

 

PRECE

Queridos irmãos, que Jesus nos abençoe hoje e sempre, vamos orar:

Jesus amigo, Mestre de todas as horas, mais uma vez estamos aqui reunidos em Teu nome e queremos pedir-te que nos abençoe e nos ampare nos estudos de hoje.

Que todos os companheiros, participantes, sejam amparados e fortalecidos em suas necessidades e que todos nós sejamos envolvidos e inspirados pelo Seu Amor Mestre Jesus.

Que em Teu nome Mestre Jesus, em nome da espiritualidade amiga que coordena esta tarefa, mas sobretudo em nome de Deus, iniciamos mais um Estudo do Evangelho.
Permaneça conosco, Senhor.

Que assim seja!

 

MENSAGEM INICIAL

A Oração do Justo

"A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." - Tiago, 5:16.

Considerando as ondas do desejo, em sua força vital, todo impulso e todo anseio constituem também orações que partem da Natureza.
O verme que se arrasta com dificuldade, no fundo está rogando recursos de locomoção mais fácil.
A loba, cariciando o filhote, no imo do ser permanece implorando lições de amor que lhe modifiquem a expressão selvagem.
O homem primitivo, adorando o trovão, nos recessos da alma pede explicações da Divindade, de maneira a educar os impulsos de fé.
Todas as necessidades do mundo, traduzidas no esforço dos seres viventes, valem por súplicas das criaturas ao Criador e Pai.
Por isso mesmo, se o desejo do homem bom é uma prece, o propósito do homem mau ou desequilibrado é também uma rogativa.
Ainda aqui, porém, temos a lei da densidade específica.
Atira uma pedra ao vizinho e o projétil será imediatamente atraído para baixo.
Deixa cair algumas gotas de perfume sobre a fronte de teu irmão e o aroma se espalhará na atmosfera.
Liberta uma serpente e ela procurará uma toca.
Solta uma andorinha e ela buscará a altura.
Minerais, vegetais, animais e almas humanas estão pedindo habitualmente, e a Providência Divina, através da Natureza, vive sempre respondendo.
Há processos de solução demorada e respostas que levam séculos para descerem dos Céus à Terra.
Mas de todas as orações que se elevam para o Alto, o apóstolo destaca a do homem justo como sendo revestida de intenso poder.
É que a consciência reta, no ajustamento à Lei, já conquistou amizades e intercessões numerosas.
Quem ajunta amigos, amontoa amor.

Quem amontoa amor, acumula poder.
Aprende, assim, a agir com justiça e bondade e teus rogos subirão sem entraves, amparados pelos veículos da simpatia e da gratidão, porque o justo, em verdade, onde estiver, é sempre um cooperador de Deus.

Extraído do Livro Fonte Viva - Emmanuel/Francisco Cândido Xavier.

 

LEITURA DO EVANGELHO

Capítulo 27 – PEDI E OBTEREIS

AÇÃO DA PRECE. TRANSMISSÃO DE PENSAMENTOS – ITENS 13 A 15.

13 – Ao atender o pedido que lhe é dirigido, Deus tem frequentemente em vista recompensar a intenção, o devotamento e a fé daquele que ora. Eis porque a prece do homem de bem tem mais merecimento aos olhos de Deus, e sempre maior eficácia. Porque o homem vicioso e mau não pode orar com o fervor e a confiança que só o sentimento da verdadeira piedade pode dar. Do coração do egoísta, daquele que só ora com os lábios, não poderiam sair mais do que palavras, e nunca os impulsos da caridade, que dão à prece toda a sua força. Compreende-se isso tão bem que, instintivamente, preferimos recomendar-nos às preces daqueles cuja conduta nos parece que deve agradar a Deus, pois que são melhores escutados.

14 – Se a prece exerce uma espécie de ação magnética, podemos supor que o seu efeito estivesse subordinado à potência fluídica. Entretanto, não é assim. Desde que os Espíritos exercem esta ação sobre os homens, eles suprem, quando necessário, a insuficiência daquele que ora, seja através de uma ação direta em seu nome, seja ao lhe conferirem momentaneamente uma força excepcional, quando ele for julgado digno desse benefício ou quando isso possa ser útil.

O homem que não se julga suficientemente bom para exercer uma influência salutar, não deve deixar de orar por outro, por pensar que não é digno de ser ouvido. A consciência de sua inferioridade é uma prova de humildade, sempre agradável a Deus, que leva em conta a sua intenção caridosa. Seu fervor e sua confiança em Deus constituem o primeiro passo do seu retorno ao bem, que os Bons Espíritos se sentem felizes de estimular. A prece que é repelida é a do orgulhoso, que só tem fé no seu poder e nos seus méritos, e julga poder substituir-se à vontade do Eterno.

15 – O poder da prece está no pensamento, e não depende nem das palavras, nem do lugar, nem do momento em que é feita. Pode-se, pois, orar em qualquer hora, a sós ou em conjunto. A influência do lugar ou do tempo depende das circunstâncias que possam favorecer o recolhimento. A prece em comum tem ação mais poderosa, quando todos os que a fazem se associam de coração num mesmo pensamento e têm a mesma finalidade, porque então é como se muitos clamassem juntos e em uníssono. Mas que importaria estarem reunidos em grande número, se cada qual agisse isoladamente e por sua própria conta? Cem pessoas reunidas podem orar como egoístas, enquanto duas ou três, ligadas por uma aspiração comum, orarão como verdadeiros irmãos em Deus, e sua prece terá mais força do que a daquelas cem. (Ver cap. XXVIII, nº 4 e 5 ).

 

REFLEXÕES: A prece tem poderosa ação porque por ela atraímos o auxílio dos bons espíritos, que nos sustentam nas boas resoluções e nos inspiram bons pensamentos, possibilitando-nos adquirir as forças morais para superação das dificuldades. André Luiz no livro Missionários da Luz (cap. 6, págs. 66 e 67), nos diz que: “A prece não é movimento mecânico de lábios, nem disco de fácil repetição no aparelho da mente. É vibração, energia, poder. A criatura que ora, mobilizando as próprias forças, realiza trabalhos de inexprimível significação. Semelhante estado psíquico descortina forças ignoradas, revela a nossa origem divina e coloca-nos em contato com as fontes superiores. Dentro dessa realização, o Espírito, em qualquer forma, pode emitir raios de espantoso poder. Os raios divinos, expedidos pela oração santificadora, convertem-se em fatores adiantados de cooperação eficiente e definitiva na cura do corpo, na renovação da alma e iluminação da consciência. Toda prece elevada é manancial de magnetismo criador e vivificante e toda criatura que cultiva a oração, com o devido equilíbrio do sentimento, transforma-se gradativamente, em foco radiante de energias da Divindade”. Pensemos nisto!

 

PRECE E VIBRAÇÕES –

"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]

Com os pensamentos elevados, vamos à prática da caridade.
Mestre Jesus, que nossas rogativas sejam sempre motivo de alegria para agradecermos tantas coisas boas que temos recebido de Ti, pelo imenso amor por nós e pela misericórdia divina com que sempre nos atende em nossas necessidades. Que nesses instantes possamos também pedir, rogar, por todos aqueles que ainda estão distantes das verdades e endurecidos pelo mal.

- Rogamos Senhor, pela Paz na Terra, para que a Paz seja estabelecida entre todos os povos, especialmente entre aqueles em que a guerra e o ódio ainda predominam;
- Por todos os doentes, acamados, que estejam internados em hospitais, casas de repousos, abandonados nas ruas ou internados em seus lares; também rogamos pelos idosos e crianças abandonados  – que todos recebam nossa vibração fraterna e amorosa e que Jesus os ampare e fortaleça;
- Rogamos por todos os jovens, para que sejam protegidos e afastados dos vícios, das drogas e da violência;

- Rogamos por aqueles que se encontram com depressão, com transtornos emocionais, para que eles saibam que não estão sozinhos, pois o Senhor nunca nos abandona, que sejam envolvidos na Tua Luz;

- Rogamos Senhor, especialmente nesta data, por todos aqueles que se encontram desempregados, para que possam encontrar o emprego que tanto anseiam, que tenham força e coragem para continuarem a busca com esperanças revigoradas;

- Por nossa Casa Espírita, para que seja sempre protegida e fortalecida para continuar com seu trabalho de amparo, consolação e esclarecimento a todos que ali aportam e para que seus dirigentes, coordenadores e trabalhadores voluntários sejam sempre fortalecidos na fé e no trabalho abençoado;

- Rogamos Senhor, por todos aqueles que buscam nossa Casa de Oração para suprirem suas necessidades de esclarecimentos, suas necessidades materiais e espirituais. Envolva-os Mestre, em muitas bênçãos de Paz;

- Pelos desencarnados, para que sejam amparados, esclarecidos e para que aceitem sua nova etapa de vida e continuem sua caminhada evolutiva a caminho do bem; também pelos seus familiares, para que encontrem o consolo, a força e a coragem para passarem pela dor da separação;

- Rogamos agora pelos nossos amigos do coração e também pelos nossos supostos inimigos, encarnados e desencarnados, que Tua Luz Senhor envolva a todos, agora e sempre, para que saibamos perdoar e sermos perdoados, compreendendo que é através do perdão sincero que teremos a libertação e a paz em nossa alma.

- Rogamos por todos os lares da terra, o nosso também, que haja sempre muito amor e compreensão entre os familiares.

- Finalmente, pedimos permissão para rogarmos por nós mesmos como pequenos servidores da Tua Seara, que sejamos sempre fortalecidos em nossas tarefas diárias, que saibamos compreender mais do que sermos compreendidos e amarmos sempre mais.

Mestre Jesus, Te pedimos: Fluidifique nossas águas e ajuda-nos a orarmos sempre com maturidade e respeito, que nossas palavras e pensamentos estejam sintonizados com nossas reais necessidade e, sobretudo, com as necessidades de nossos semelhantes, que nossas ações comprovem sempre a sinceridade de nossas intenções.

Te agradecemos Senhor, pelo dia de hoje, pela família que nos deste, pelo nosso trabalho e, sobretudo, pela Tua presença em nossas vida. Que saibamos ser merecedores do Teu Amor.

Assim seja!


UMA ÓTIMA E ABENÇOADA SEMANA PARA TODOS!!!

comments powered by Disqus