Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Hora do Evangelho no Lar - Fé, Mãe da Esperança e da Caridade - segundas 13/2/2017

Departamento de Evangelho no Lar - CEFA - segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

HORA DO EVANGELHO NO LAR

“A fé, divina inspiração de Deus, desperta todos os sentimentos que conduzem o homem ao bem: é à base da regeneração.” (ESE – Cap. XIX – item 11).

 

PRECE

Vamos nos preparando, asserenando nossos pensamentos e emoções, acalmando nossos corações, nos distanciando dos barulhos exteriores e elevando nossos pensamentos ao alto.

Jesus, Mestre Amigo de todas as horas, nós te agradecemos pela Tua presença em nossas vidas, pelos Teus ensinamentos e pela oportunidade do estudo edificante. Te pedimos Senhor, que nos envolva com Teu Amor e Tua Luz tornando nossos dias mais leves e serenos, auxiliando-nos a compreendermos e aplicarmos em nossos dias os Teus ensinamentos.

Assim, com Tua permissão Mestre Jesus e com a presença dos benfeitores amigos que conduzem este trabalho, iniciamos nossos estudos de hoje, ainda Te pedindo: permaneça conosco Senhor, nos amparando, nos fortalecendo e dando-nos o discernimento necessário para que possamos assimilar as lições de hoje.

Que assim seja.
Graças a Deus, Graças a Jesus.

 

MENSAGEM INICIAL

Objetivo da Fé

 

"Alcançando o fim da vossa fé, que é a salvação das vossas almas." - Pedro. (I PEDRO, 1:9.)

 

"Qual a finalidade do esforço religioso em minha vida?" Esta é a interrogação que todos os crentes deveriam formular a si mesmos, frequentemente.

O trabalho de auto-esclarecimento abriria novos caminhos à visão espiritual.

Raramente se entrega o homem aos exercícios da fé, sem espírito de comercialismo inferior. Comumente, busca-se o templo religioso com a preocupação de ganhar alguma coisa para o dia que passa.

Raciocínios elementares, contudo, conduziriam o pensamento a mais vastas ilações.

Seria a crença tão-somente recurso para facilitar certas operações mecânicas ou rudimentares da vida humana? Os irracionais, porventura, não as realizam sem maior esforço? Nutrir-se, repousar, dilatar a espécie, são característicos dos próprios seres embrionários.

O objetivo da fé constitui realização mais profunda. É a "salvação" a que se reporta a Boa Nova, por excelência. E como Deus não nos criou para a perdição, salvar, segundo o Evangelho, significa elevar, purificar e sublimar, intensificando-se a iluminação do espírito para a Vida Eterna.

Não há vitória da claridade sem expulsão das sombras, nem elevação sem suor da subida.

A fé representa a bússola, a lâmpada acesa a orientar-nos os passos através dos obstáculos; localizá-la em ângulos inferiores do caminho é um engano de consequências desastrosas, porque, muito longe de ser uma alavanca de impulsão para baixo, é asa libertadora a conduzir para cima.

Livro: Vinha de Luz. Pelo Espírito Emmanuel/Chico Xavier. Capítulo 92.

 

LEITURA DO EVANGELHO

Capítulo 19 – A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS

I – Fé, Mãe da Esperança e da Caridade

 

JOSÉ

Espírito Protetor, Bordeaux, 1862

11 – A fé, para ser proveitosa, deve ser ativa; não pode adormecer. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, deve velar atentamente pelo desenvolvimento das suas próprias filhas.

A esperança e a caridade são uma consequência da fé. Essas três virtudes formam uma trindade inseparável. Não é a fé que sustenta a esperança de se verem cumpridas as promessas do Senhor; porque, se não tiverdes fé, que esperareis? Não é a fé que vos dá o amor? Pois, se não tiverdes fé, que reconhecimento tereis, e por conseguinte, que amor?

A fé, divina inspiração de Deus, desperta todos os sentimentos que conduzem o homem ao bem: é à base da regeneração. É, pois, necessário que essa base seja forte e durável, pois se a menor dúvida puder abafá-la, que será do edifício que construístes sobre ela? Erguei, portanto, esse edifício, sobre alicerces inabaláveis. Que a vossa fé seja mais forte que os sofismas e as zombarias dos incrédulos, pois a fé que não desafia o ridículo dos homens, não é a verdadeira fé.

A fé sincera é dominadora e contagiosa. Comunica-se aos que não a possuíam, e nem mesmo desejariam possuí-la; encontra palavras persuasivas, que penetram na alma, enquanto a fé aparente só tem palavras sonoras, que produzem o frio e a indiferença. Pregai pelo exemplo da vossa fé, para transmiti-la aos homens; pregai pelo exemplo das vossas obras, para que vejam o mérito da fé; pregai pela vossa inabalável esperança, para que vejam a confiança que fortifica e estimula a enfrentar todas as vicissitudes da vida.

Tende, portanto, a verdadeira fé, na plenitude da sua beleza e da sua bondade, na sua pureza e na sua racionalidade. Não aceiteis a fé sem comprovação, essa filha cega da cegueira. Amai a Deus, mas sabei porque o amais. Crede nas suas promessas, mas sabei por que o fazeis. Segui os nossos conselhos, mas conscientes dos fins que vos propomos e dos meios que vos indicamos para atingi-los. Crede esperai, sem fraquejar; os milagres são produzidos pela fé.

 

REFLEXÕES: José, Espírito protetor, inicia suas instruções, dizendo que todas as virtudes nascem da fé, que deve ser ativa, não contemplativa, não adormecida. Sem a fé não existe a esperança, nem a caridade. A fé, mãe da esperança e da caridade, é filha do sentimento e da razão. A fé em Deus, no futuro eterno, desperta o desenvolvimento de todos os sentimentos nobres, que existem na essência espiritual de cada um e que encaminham o homem para o bem. Por isso, José escreve que a fé é a base da regeneração, ou seja, da recuperação espiritual de um viver em erros, enganos, maldades, frutos da imperfeição, do egoísmo e do orgulho. É na fé que se sustentam a esperança e a caridade. A fé tem a característica de construir a esperança e fazer com que se tenha a certeza de que na vida, nada se acaba, tudo segue um ritmo de transformação. A fé alimenta a esperança de tempos melhores, através da pratica da caridade, daí a importância da vivência espírita em nosso dia a dia, o espírita tem uma visão realista da vida futura e nesse caso, a esperança torna-se uma força inovadora... Pensemos nisto!

 

PRECE E VIBRAÇÕES –

 

"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]

 

E assim, agradecendo a Jesus por mais esta oportunidade de estudo encerramos nossas reflexões rogando por todos aqueles que necessitam de nosso amor e nosso carinho fraterno,

Abençoe Mestre Amado nossa Pátria, nossos governantes, nosso povo, nossos irmãos, para que a Paz se estabeleça. Abençoe igualmente a todos os povos, todos os países, principalmente aqueles que estão em guerras;

Abençoe Senhor, nossa Casa Espírita, seus dirigentes, seus colaboradores e assistidos para que a Paz e o Amor reinem entre todos;

Abençoe Senhor, nossos familiares e amigos;

Que nossas vibrações, carregadas de muito amor possa chegar aos nossos irmãos, encarnados e desencarnados, que estão em sofrimento, seja físico ou espiritual;

Que possamos vibrar com muito amor por todos os enfermos, por aqueles que sofrem de depressão, que sentem solidão e que estão desesperançados. Que eles encontrem a fé, a esperança e o amor que nos conduzem a Ti Senhor.

Pedimos Senhor que derrame suas bênçãos sobre todos aqueles que partiram deste mundo, que obtenham o esclarecimento que necessitam e aceitação de sua nova condição;

Vibramos, orando por todos os jovens, pelas crianças para que não lhes faltem a proteção e o encaminhamento na estrada do bem.

E finalmente, pedimos por todos nós Senhor, que aqui estamos estudando e refletindo sobre o Teu Evangelho de Luz, roteiro de nossas vidas, que possamos receber sempre orvalhos de amor e paz.

E ao chegarmos ao fim de mais um ano, agradecemos a Deus, nosso Pai Bondoso, por tudo que recebemos, por todas as coisas boas e pelas lições que nos despertam para o amadurecimento interior; pela oportunidade da presente encarnação.

Obrigada Jesus, por nos dar a esperança de que podemos trabalhar para atingirmos um dia a Tua perfeição; pelo Teu amor infinito e dedicação com que nos cuida, ampara e consola.

Mestre Amado, pedimos ainda, que continue a nos presentear com este amor renovador e que todos aqui recebam, em suas águas, os medicamentos necessários para suas dores físicas, espirituais, morais, mentais e para suas aflições.

Que as reflexões sobre Teu Evangelho de Luz nos traga a renovação de nossos pensamentos, de nossas atitudes e nos faça enxergar que somente levaremos desta vida os valores que penetram nossos corações e transformam nossos Espíritos.

Que a cada dia nossa Fé seja maior e que a Esperança e a Caridade estejam sempre presentes em nós para que sejamos sempre direcionados pelo Amor do Pai e por Teus ensinamentos Mestre Jesus e assim, consigamos auxiliar em Teu nome.

Que assim seja, hoje e sempre.

Graças a Deus, Graças a Jesus.

 

Que todos tenham uma semana repleta de bênçãos.

Paz e Luz.

comments powered by Disqus