Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Hora do Evangelho no Lar - Mistérios Ocultos Aos Sábios E Prudentes - itens 7 a 9 - segundas -feiras

Departamento de Evangelho no Lar - CEFA - segunda-feira, 7 de novembro de 2016

HORA DO EVANGELHO NO LAR

Graças te dou a ti, Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e prudentes, e as revelaste aos simples e pequeninos.” (Mateus, XI: 25)

 

PRECE

Queridos irmãos que a Paz e Amor de Jesus nos envolva a todos. Mestre Jesus, Senhor das Nossas vidas, neste momento nos encontramos unidos em prece para rogar-te amor e paz, para rogar-Te Mestre que nos dê lucidez, discernimento em nossas ações, para rogar-Te que nos auxilie a termos disciplina em nossos sentimentos, em nossas falas e em nossas ações. Que a lição de hoje, Teus ensinamentos, penetre fundo em nossas almas e nos transformes em criaturas melhores.

Mestre Jesus, em Teu Nome e com Tua permissão iniciamos nossas reflexões de hoje, que nossos Benfeitores estejam ao nosso lado nos amparando, protegendo e auxiliando nosso entendimento.

Permaneça conosco Mestre e que assim seja.

Graças a Deus, Graças a Jesus.

 

MENSAGEM INICIAL

Humildade de Espírito

A humildade é o ingrediente indefinível e oculto sem o qual o pão da vida amarga invariavelmente na boca.

Amealharás recursos amoedados a mancheias, entretanto, se te não dispões a usa-los, edificando o conforto e a alegria dos outros, na convicção de que todos os bens pertencem a Deus, em breve converter-te-ás em prisioneiro do ouro que amontoaste, erguido, assim, à feição de teu próprio cárcere.

Receberás precioso mandato de autoridade entre as criaturas terrestres, no entanto, se não procuras a inspiração do Senhor para distribuir os talentos da justa fraternidade, como quem está convencido de que todo o poder é de Deus, transformar-te-ás, pouco a pouco, no empreiteiro inconsciente do crime, por favoreceres a própria ilusão, buscando o incenso a ti mesmo na prática da injustiça.

Erguerás teu nome no pedestal da cultura, contudo, se te não inclinas à Sabedoria da Eternidade, acendendo a luz em benefício de todos, como quem não ignora que toda inteligência é de Deus, depressa te rojas ao chavascal da mentira, angariando em teu prejuízo a embriaguez da vaidade e a introdução à loucura.

Lembra-te de que a Bondade Celeste colocou a humildade por base de todo o equilíbrio da Natureza.

O sábio que honra a ciência ou o direito não prescinde da semente que lhe garanta a bênção da mesa.

O campo mais belo não dispensa o fio d´água que lhe fecunda o seio em dádivas de verdura.

E o próprio Sol, com toda a pompa de seu magnificente esplendor, embora fulcro de criação, converteria o mundo em pavoroso deserto, não fosse a chuva singela que lhe ambienta no solo a força divina.

Não desdenhes, pois, servir, aprendendo com o Mestre Sublime, que realizou o seu apostolado de amor entre a manjedoura desconhecida e a cruz da flagelação, e serás contado entre aqueles para os quais ele mesmo pronunciou as inesquecíveis palavras:

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque a eles mais facilmente se descerrarão as portas do Céu”.

XAVIER, Francisco Cândido. Intervalos. Pelo Espírito Emmanuel. O Clarim.

 

LEITURA DO EVANGELHO

Capítulo 7 – BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

Mistérios Ocultos Aos Sábios E Prudentes

7 – Naquele tempo, respondendo, disse Jesus: Graças te dou a ti, Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e prudentes, e as revelaste aos simples e pequeninos. (Mateus, XI: 25).

8 – Pode parecer estranho que Jesus renda graças a Deus por haver revelado essas coisas aos simples e pequeninos, que são os pobres de espírito, ocultando-as aos sábios e prudentes, mais aptos, aparentemente, a compreendê-las. É que precisamos entender pelos primeiros os humildes, os que se humilham diante de Deus e não se consideram superiores aos outros; e, pelos segundos, os orgulhosos, envaidecidos com o seu saber mundano, que se julgam prudentes, pois que eles negam a Deus, tratando-o de igual para igual, quando não o rejeitam. Isso porque, na antiguidade, sábio era sinônimo de sabichão. Assim, Deus lhes deixa a busca dos segredos da Terra, e revela os do Céu aos humildes, que se inclinam perante Ele.

9 – O mesmo acontece hoje com as grandes verdades reveladas pelo Espiritismo. Certos incrédulos se admiram de que os Espíritos se esforcem tão pouco para os convencer. É que eles se ocupam dos que buscam a luz com boa-fé e humildade. De preferência aos que julgam possuir toda a luz e parecem pensar que Deus deveria ficar muito feliz de os conduzir a Ele, provando-lhes a sua existência.

O poder de Deus se revela nas pequenas como nas grandes coisas. Ele não põe a luz sob o alqueire, mas a derrama por toda à parte; cegos são os que não a vêem. Deus não quer abrir-lhes os olhos à força, pois que eles gostam de os ter fechados. Chegará a sua vez, mas antes é necessário que sintam as angústias das trevas, e reconheçam Deus, e não o acaso, na mão que lhes fere o orgulho. Para vencer a incredulidade, ele emprega os meios que lhe convém, segundo os indivíduos. Não é a incredulidade que lhe há de prescrever o que deve fazer, ou que lhe vai dizer: Se quiserdes me convencer, é necessário que faças isto ou aquilo, neste momento e não naquele, porque este é que me convém.

Não se admirem, pois, os incrédulos; se Deus e os Espíritos, que são os agentes da sua vontade, não se submetem às suas exigências. Perguntem o que diriam, se o último dos seus servos lhes quisessem fazer imposições. Deus impõe condições, não se submete a elas. Ouve com bondade os que o procuram humildemente, e não os que se julgam mais do que Ele.

REFLEXÕES: O primeiro ensinamento que nos ressalta da lição de Allan Kardec, é o de que Deus têm enorme dificuldade para conseguir fazer os homens sábios, segundo o mundo, entenderem os ensinamentos da Espiritualidade. E isso, por uma razão muito simples: o orgulho. A palavra sábio, segundo Allan Kardec, era, na antiguidade, sinônimo de sabichão, ou seja, aquele que é orgulhoso do que pensa saber, julgando-se superior aos outros.

Quase de maneira geral, os homens que se destacam na vida, por terem conseguido um situação econômica melhor que seus irmãos ou por terem conseguido um diploma nas escolas do mundo, julgam-se dispensados de aprenderem sobre os mistérios da vida e da morte, principalmente porque esses ensinamentos vai leva-los a uma mudança de postura frente à vida.

Jesus, ao referir-se aos pequeninos, agradecendo ao Pai por revelar a verdade a eles e escondê-la dos sábios e prudentes, nos ensina que para aprendermos a verdade é necessário termos humildade de coração. E, quando falamos de humildade, não queremos falar da ignorância intelectual, ou da pobreza material; mas de um estado de espírito que qualquer um pode adquirir, seja bem situado social ou intelectualmente.

Pensemos nisto!

 

PRECE E VIBRAÇÕES –

"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]

E assim, Mestre Amado, agradecidos por mais este encontro de corações, vamos vibrando por todos os nossos semelhantes, encarnados ou desencarnados, que se encontram mais necessitados do que nós.

Vibramos inicialmente, por todas as nações, por nosso Brasil, por todos os povos, para que a Paz e Harmonia se estabeleçam,

Vibramos por nossas crianças, por nossos jovens, por nossos idosos, por todos os enfermos do corpo e do espírito, que todos sejam envolvidos em vibrações de paz, de energias sustentadoras, que recebam o lenitivo para suas dores e que sintam-se revigorados na fé, no amor, que sejam sempre protegidos e amparados em suas necessidades.

Vibramos Senhor por todos aqueles que levam o Teu Evangelho de Luz a todos os lugares, pelas Casas Espíritas, por seus dirigentes, trabalhadores e assistidos. Que todos tenham sempre força e coragem, que se deixem sempre serem envolvidos pelo amor do Pai.

Vibramos Senhor, por todos os nossos amigos, pelos nossos entes queridos e principalmente por aqueles que ainda não nos compreendem. Que Teu Amor, Mestre Jesus, chegue a cada um deles, envolvendo-os e fortalecendo a fé em cada um deles.

Deixamos aqui uma vibração amorosa em aberto para que a espiritualidade leve onde for mais necessária.

Pedimos Senhor: estenda Tuas Mãos sobre nós, que os pequenos ou os grandes pontos de sofrimentos que trazemos em nossos corações aos quais damos os nomes de amargura, tristeza, raiva, decepção, mágoas... sejam levados, um a um, para longe, para não mais voltarem!...

Respirando profundamente, com nossos corações serenos e com nossos pensamentos voltados para nosso Mestre Jesus, vamos sentindo o calor das Luzes emanadas através das Mãos do Senhor, que nos envolve e nos proporciona conforto e segurança. Pétalas de flores perfumadas e coloridas recaem sobre nós, como uma chuva suave, essas pétalas restauram nossos sentimentos, nossas emoções e nos proporcionam equilíbrio, paz, tranquilidade, serenidade. Através das pétalas, nossas águas vão sendo fluidificadas e nossos ambientes, higienizados, protegidos e perfumados.

Gratos somos Senhor por todas as bênçãos recebidas e por estes momentos de reflexões e de prece em que estivemos em contato convosco. Que estas doces vibrações continuem a nos envolver e que Tua Paz esteja sempre conosco.

Que assim seja.

Graças a Deus, Graças a Jesus.

 

Uma ótima e abençoada semana a todos!

Paz e Luz!

comments powered by Disqus