Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Hora do Evangelho no Lar - Jugo Leve - Cap. 6 - itens 1 e 2 - segundas feiras, 12hs.

Departamento de Evangelho no Lar - CEFA - segunda-feira, 24 de outubro de 2016

HORA DO EVANGELHO NO LAR

“Vinde a mim, todos os que andais em sofrimentos e vos achais carregados, eu vos aliviarei. " ( Mateus XI: 28)

PRECE

Queridos irmãos...que Jesus nos abençoe em mais um estudo do evangelho.

Vamos acalmando nossos corações, colocando nossas angustias e nossas aflições nas Mãos Misericordiosas de Jesus e suplicar a Ele que nos ampare, fortaleça e abençoe nossa caminhada rumo a evolução.

Vamos deixando fluir em nossa mente, em nossos sentimentos a Paz que Jesus nos deu. E vamos orar.

Pai de Infinita Bondade, sustenta-nos o coração no caminho que nos assinalaste!

Infunde-nos o desejo de ajudar àqueles que nos cercam, dando-lhes das migalhas que possuímos para que a felicidade se multiplique entre nós.

Dá-nos a força de lutar pela nossa própria regeneração, nos círculos de trabalho em que fomos situados, por teus sábios desígnios.

Auxilia-nos a conter as nossas próprias fraquezas, para que não venhamos a cair nas trevas, vitimados pela violência.

Pai não deixe que a alegria nos enfraqueça e nem permitas que a dor nos sufoque.

Ensina-nos a reconhecer tua bondade em todos os acontecimentos e em todas as coisas.

Nos dias de aflição, faze-nos contemplar tua luz, através de nossas lágrimas e nas horas de reconforto, auxilia-nos a estender tuas bênçãos com os nossos semelhantes.

Dá-nos conformação no sofrimento, paciência no trabalho e socorro nas tarefas difíceis. Concede-nos, sobretudo, a graça de compreender a tua vontade seja como for, onde estivermos, a fim de que saibamos servir em teu nome e para que sejamos filhos dignos de teu infinito amor.

Pedimos ao Pai e aos bons amigos espirituais que nos acompanhem ao retornarmos às nossas atividades cotidianas...

Assim seja! (Extraída do livro Temas da Vida, do espírito Agar, psicografia de Chico Xavier)

Permaneça conosco e que assim seja.

Graças a Deus, Graças a Jesus.

 

MENSAGEM INICIAL

LÁGRIMAS

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” — Jesus. (MATEUS, capítulo 11, versículo 28.)

Ninguém como Cristo espalhou na Terra tanta alegria e fortaleza de ânimo.

Reconhecendo isso, muitos discípulos amontoam argumentos contra a lágrima e abominam as expressões de sofrimento.

O Paraíso já estaria na Terra se ninguém tivesse razões para chorar.

Considerando assim, Jesus, que era o Mestre da confiança e do otimismo, chamava ao seu coração todos os que estivessem cansados e oprimidos sob o peso de desenganos terrestres. Não amaldiçoou os tristes: convocou-os à consolação.

Muita gente acredita na lágrima sintoma de fraqueza espiritual.

No entanto, Maria soluçou no Calvário; Pedro lastimou-se, depois da negação; Paulo mergulhou-se em pranto às portas de Damasco; os primeiros cristãos choraram nos circos de martírio... mas, nenhum deles derramou lágrimas sem esperança.

Prantearam e seguiram o caminho do Senhor, sofreram e anunciaram a Boa Nova da Redenção, padeceram e morreram leais na confiança suprema.

O cansaço experimentado por amor ao Cristo converte-se em fortaleza, as cadeias levadas ao seu olhar magnânimo transformam-se em laços divinos de salvação.

Caracterizam-se as lágrimas através de origens específicas.

Quando nascem da dor sincera e construtiva, são filtros de redenção e vida; no entanto, se procedem do desespero, são venenos mortais.

Emmanuel - do livro: Caminho, Verdade e Vida/Chico Xavier.

LEITURA DO EVANGELHO
Capítulo 6 – O CRISTO CONSOLADOR

O Jugo Leve

1 – Vinde a mim, todos os que andam em sofrimento e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus, XI: 28-30)

2 – Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perdas de seres queridos, encontram sua consolação na fé no futuro, e na confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, pelo contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições pesam com todo o seu peso, e nenhuma esperança vem abrandar sua amargura. Eis o que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim, vós todos que estais fatigados, e eu vos aliviarei”.

Jesus, entretanto, impõe uma condição para a sua assistência e para a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição é a da própria lei que ele ensina: seu jugo é a observação dessa lei. Mas esse jugo é leve e essa lei é suave, pois que impõe como dever o amor e a caridade.

REFLEXÕES: No sentido figurado jugo significa: " Vínculo de submissão; preito de obediência. Domínio moral." ( Caldas Aulete). " Submissão, obediência; autoridade, domínio."( Aurélio)

O jugo referido por Jesus é a observância da lei divina que Ele trouxe, que uma vez entendida e aceita, estabelece um vínculo de submissão e obediência a Deus, que deve levar o homem ao esforço de praticá-la no dia-a-dia.

Quem assim o faz, percebe que esse jugo, entendido, aceito e exercitado, alivia e consola, tornando o fardo bem mais leve e mais fácil de carregar. Isso acontece porque o sofredor, confiando nas leis de Deus, na Sua justiça, no Seu amor; sabe que tem o que merece e o de que precisa para poder prosseguir seu processo evolutivo. Isso o leva a confiar no futuro, a perceber as lições que ele pode aproveitar nessas atribulações, podendo até vivê-las com alegria, tão leve o fardo se torna, evitando também, novas infringências.

Kardec escreve que "esse jugo é leve e essa lei é suave, pois que impõem como dever o amor e a caridade." Amor e caridade, jamais, em momento algum, podem ser um fardo pesado! Assim, esse jugo torna a vida bonita e estimulante, exaltando o valor do Bem, em tudo e em todos, levando os homens a transcenderem a tudo que é material, grosseiro, ilusório.

 

PRECE E VIBRAÇÕES –

"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]

Com nossos pensamentos e sentimentos fortalecidos, harmonizados e elevados a Deus nosso Pai, vamos vibrar em favor de nossos irmãos.

Vamos vibrar pela Paz Mundial e harmonia entre todos os povos.
Por todas as religiões que divulgam o Evangelho de Jesus e por todos os espíritos com tarefas Evangélicas.

Vibremos pelo nosso Brasil, imaginando o seu contorno todo iluminado, e que essa luz seja forte o suficiente, para iluminar o nosso Presidente, envolvendo a ele e a todo seu ministério com muito amor e justiça.

Vibremos por todos aqueles que sofrem, que encontram-se enfermos da alma ou do corpo físico, pelos encarcerados, pelos órfãos, pelas casas de repouso, asilos e manicômios. 
Vibremos por nossa Casa Espírita, que acolhe e reconforta a todos que procuram ali o balsamo para suas dores.

Vibremos pelos jovens, para que possamos ter cada dia mais a presença deles em nossas Casas Espíritas.
Vibremos por todos os lares da Terra, principalmente por aqueles que se encontram em desarmonia.

Vibremos pelo nosso lar e pelos nossos queridos, imaginando a figura meiga de Jesus entrando pela porta principal, deixando em todos os aposentos, um rastro de luz, que ilumina todos os ambientes e envolve a todos, fazendo com que a união e o amor estejam sempre presente em nossas vidas.

E assim pedimos a Deus, permissão para vibrarmos por nós mesmos, criaturas ainda tão necessitadas do amparo e da misericórdia Divina. Renova, Senhor, as nossas esperanças para que a cada dia, não nos desesperemos diante das dificuldades a serem enfrentadas.
Enxuga as nossas lágrimas quando fraquejarmos e realmente pensarmos em desistir; Mostra-nos uma luz a nos guiar quando nos encontrarmos perdidos pelos caminhos dos desentendimentos..
Dai-nos a paciência diante dos conflitos que nascerem a nossa frente e dai-nos também o pão da vida que alimenta nosso Espírito.
Abençoa nossos passos para que não se tornem vacilantes diante dos espinhos que encontrarão.
Envolve-nos em Teu amparo nos instantes em que mais nos sentirmos sozinhos, inspirando-nos diante dos momentos de indecisão.
Perdoa os nossos erros e novamente multiplica nossas forças para que possamos reconhecer o verdadeiro caminho da salvação.
Livra-nos das garras do medo, auxiliando-nos a combater o mal que tenta nos dominar. Envolve-nos em Tua Luz de proteção, fazendo assim com que nosso caminhar em Tua direção seja sempre seguro.

Rogamos Senhor que nossas águas sejam fluidificadas e que nelas seja depositado o remédio abençoado que alivia nossas dores, o bálsamo que suaviza nossas inquietações. 
Graças Vos damos por todas as bênçãos.

Permaneça conosco Senhor, por hoje e sempre.
Que assim seja! 

Graças a Deus! Graças a Jesus.

 

Uma feliz e abençoada semana a todos.

Paz e Luz.

 

comments powered by Disqus