Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Hora do Evangelho no Lar - DIFERENTES ESTADOS DA ALMA NA ERRATICIDADE - segundas feiras, 12hs.

Departamento de Evangelho no Lar - CEFA - segunda-feira, 19 de setembro de 2016

HORA DO EVANGELHO NO LAR

"
Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim.” (João, 14:1).

 

PRECE

Mestre Amado, aqui estamos reunidos para mais um estudo do Teu Evangelho de Luz. Te pedimos Mestre, entendimento e discernimento. Te suplicamos, ainda, inspiração e bênção, para que te possamos compreender e aproveitar o Teu exemplo de amor e Tua mensagem de luz. Que sejamos sempre guiados através do Teu Amor e que tenhamos sempre forças e resignação para suportarmos as dificuldades de nossos dias e sabedoria, para que possamos compreendê-las.

Que no decorrer da semana que se inicia, sejamos mais generosos e compreensivos com todos aqueles que caminham conosco, especialmente com os nossos familiares. Que, com teus ensinamentos possamos nos afastarmos do desânimo, da impaciência e de todo o mal e chegarmos ao fim desta semana com o coração agradecido e cheio de paz.
E assim, amparados e protegidos, em Teu Nome, em nome dos Benfeitores dirigentes do nosso trabalho, mas sobretudo em nome de Deus, iniciamos nossos estudos de hoje.

Permaneça conosco Senhor, e que assim seja. 

(se preferir, faça sua prece do coração, fale com Jesus, ele compreenderá...tenha fé.)

 

MENSAGEM INICIAL

36 - CORAÇÃO PURO

“Não se turbe o vosso coração...”- Jesus (JOÃO, 14:1.)

Guarda contigo o coração nobre e puro.

Não afirmou o Senhor: -“não se vos obscureça o ambiente”, ou “não se vos ensombre o roteiro”, porque criatura alguma na experiência terrestre poderá marchar constantemente a céu sem nuvens.

Cada berço é início de viagem laboriosa para a alma necessitada de experiência.

Ninguém se forrará aos obstáculos.

O pretérito ominoso para a grande maioria de nós outros, os viandantes da Terra, levantará no território de nosso próprio íntimo os fantasmas que deixamos para trás, vaguentes e insepultos, a se exprimirem naqueles que ferimos e injuriamos nas existências passadas e que hoje se voltam pra nós, a feição de credores inflexíveis, solicitando reconsideração e resgate, serviço e pagamento.

Não passarás, assim, no mundo, sem tempestades e nevoeiros, sem o fel das provas ásperas ou sem o assédio das tentações.

Buscando o bem, jornadearás, como é justo, entre pedras e abismos, pantanais e espinheiros. Todavia, recomendou-nos o Mestre: - “não se turbe o vosso coração”, porque o coração puro e intimorato é garantia de consciência limpa e reta e quem dispõe da consciência limpa e reta vence toda perturbação e toda treva, por trazer em si mesmo a luz irradiante para o caminho.

Mensagem 36 do Livro Palavras da Vida Eterna – Emmanuel/Chico Xavier.

 

LEITURA DO EVANGELHO
Capítulo 3 – HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

Diferentes Estados da Alma na Erraticidade

1 – Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. – Há muitas moradas na casa de meu pai. Se assim não fosse, eu vo-lo teria dito; pois vou preparar-vos o lugar. E depois que eu me for, e vos aparelhar o lugar, virei outra vez e tomar-vos-ei para mim, para que lá onde estiver, estejais vós também. (João, XIV:1-3).

2 – A Casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, oferecendo aos Espíritos desencarnados estações apropriadas ao seu adiantamento.

Independentemente da diversidade dos mundos, essas palavras podem também ser interpretadas pelo estado feliz dos Espíritos na erraticidade. Conforme for ele mais ou menos puro e liberto das atrações materiais, o meio em que estiver, o aspecto das coisas, as sensações que experimentar, as percepções que possuir, tudo isso varia ao infinito. Enquanto uns, por exemplo, não podem afastar-se do meio em que viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos. Enquanto certos Espíritos culpados erram nas trevas, os felizes gozam de uma luz resplandecente e do sublime espetáculo do infinito. Enquanto, enfim, o malvado, cheio de remorsos e pesares, frequentemente só, sem consolações, separado dos objetos da sua afeição, geme sob a opressão dos sofrimentos morais, o justo, junto aos que ama, goza de uma indizível felicidade. Essas também são, portanto, diferentes moradas, embora não localizadas nem circunscritas.

 

REFLEXÕES: Em primeiro lugar, vamos analisar o termo erraticidade: é o estado dos espíritos durante os intervalos das suas encarnações. Quanto ao termo errante, vem do latim errans, errantis, que significa " que anda sem destino, que se engana." Kardec denominou errantes aos espíritos que estão no plano espiritual, espíritos ainda em desenvolvimento, sujeitos a erros e às reencarnações. "Vamos ver duas interpretação para as palavras de Jesus: 1ª - A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, oferecendo aos Espíritos desencarnados estações apropriadas ao seu adiantamento."2ª - Diz Kardec que podemos também entender "Há muitas moradas na casa de meu Pai" ao estado feliz ou infeliz dos desencarnados na erraticidade, embora não localizadas nem circunscritas. O espiritismo nos ensina que a morte do corpo físico, só por si, não transforma ninguém. As mudanças do sentir, pensar e agir acontecem pelo esforço próprio, após muitas reflexões sobre si mesmo, sobre suas ações e reações no viver cotidiano, aqui ou no além. Desperta-se no plano espiritual como realmente se é, com as mesmas ideias, com a mesma maneira de ser. São tantos e tão variados os estados das almas que deixam o corpo físico, que Kardec escreveu ser possível também interpretar as palavras de Jesus, no sentido de serem esses estados moradas dos espíritos. Cada um está no plano espiritual ligado aos sentimentos, emoções, ideais, ações que vivenciaram quando encarnados.

Vamos refletir: O que estamos construindo para nós aqui e agora e o que estamos projetando para nosso futuro? Como será nossa próxima morada? Como queremos que ela seja? Qual será nosso estado de alma? Pensemos nisto!

 

PRECE E VIBRAÇÕES –

"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]

Com os pensamentos elevados, vamos à prática da caridade.

Vamos deixar fluir os sentimentos mais puros e encaminhar até os mais necessitados. 
Vibremos, pela paz na Terra, pela harmonia entre os povos;
Vibremos por todos aqueles que se encontrem num leito de dor, seja em hospitais, asilos ou em seus lares, ou pelas ruas e até mesmo embaixo de algum viaduto, que recebam o lenitivo para suas dores e a esperança;
Vibremos: pelos pobres, idosos, jovens e crianças abandonados – que recebam amparo;
Pelo desenvolvimento espiritual da juventude – que o Mestre os proteja e os afastem dos vícios, das drogas e da violência;
Pelos nossos familiares e amigos;

Pelos nossos supostos inimigos encarnados e desencarnados;
Por nosso lar, para que possa haver amor, compreensão e harmonia entre todos, sempre.
Pelos mentores deste trabalho e por nossos mentores individuais;

Por nossa Casa Espírita, que nos acolhe sempre com muito amor.

Por seus dirigentes, coordenadores, voluntários e por todos os assistidos, que sejam fortalecidos sempre no amor de Jesus.
E finalmente, por nós mesmos, pequenos servidores da seara do Mestre Jesus para que possamos nos manter firmes em nossos propósitos do bem e em nossa caminhada rumo a evolução.

Que todos, encarnados ou desencarnados, doentes ou não, fortes ou fracos, jovens ou idosos, religiosos ou ateus... recebam as bênçãos de Nosso querido Mestre Jesus agora e sempre.
Obrigado Senhor, por todas as bençãos, por mais este dia, que nossos corações estejam sempre abertos a todas as palavras edificantes e aos Teus Ensinamentos.

Mestre Jesus, pedimos Tua permissão para que nossas águas sejam fluidificadas, que nelas possam ser depositadas as energias necessárias ao nosso equilíbrio físico, espiritual e mental.

E assim Senhor, agradecidos por estes momentos de paz e reflexão; agradecidos pelo Teu Evangelho, roteiro de luz para nossas vidas; agradecidos pela consoladora codificação, que nos alimenta a alma nos ideais nobres que moram em nosso mundo íntimo, rogamos ainda que nos auxilie a sermos cada dia melhores do que fomos ontem e que possamos retribuir tudo que temos recebido, contribuindo com nosso trabalho na Tua seara de Amor e Luz. 

Que possamos estar sempre Contigo, na certeza de que Estás sempre conosco. 

Que assim seja.

Graças a Deus! Graças a Jesus.

 

A todos, uma semana abençoada.

Paz e Luz.

comments powered by Disqus