Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Estudo Semanal do Livro dos Espíritos.08/07/2016

Adauto Alves de Lima- ADDE - sexta-feira, 8 de julho de 2016
IMPORTANTE: ANTES DO NASCIMENTO JÁ EXISTE A UNIÃO DEFINITIVA DO ESPÍRITO???? – veja abaixo a resposta.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS » PARTE SEGUNDA - DO MUNDO ESPÍRITA OU MUNDO DOS ESPÍRITOS » CAPÍTULO II - DA ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS » A ALMA »
136. A alma independe do princípio vital?
"O corpo não é mais do que envoltório, repetimo-lo constantemente."
136a) - Pode o corpo existir sem a alma?
"Pode; entretanto, desde que cessa a vida do corpo, a alma o abandona. Antes do nascimento, ainda não há união definitiva entre a alma e o corpo; enquanto que, depois dessa união se haver estabelecido, a morte do corpo rompe os laços que o prendem à alma e esta o abandona. A vida orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo privado de vida orgânica."
136b) - Que seria o nosso corpo, se não tivesse alma?
"Simples massa de carne sem inteligência, tudo o que quiserdes, exceto um homem."
137. Um Espírito pode encarnar a um tempo em dois corpos diferentes?
"Não, o Espírito é indivisível e não pode animar simultaneamente dois seres distintos." (Ver, em O Livro dos Médiuns, o capítulo VII, "Da bicorporeidade e da transfiguração.")
138. Que se deve pensar da opinião dos que consideram a alma o princípio da vida material?
"É uma questão de palavras, com que nada temos. Começai por vos entenderdes mutuamente."
139. Alguns Espíritos e, antes deles, alguns filósofos definiram a alma como sendo "uma centelha anímica emanada do grande Todo". Por que essa contradição?
"Não há contradição. Isso depende da acepção das palavras. Por que não tendes uma palavra para cada coisa?"
Kardec: O vocábulo alma se emprega para exprimir coisas muito diferentes. Uns chamam alma ao princípio da vida e, nessa acepção, se pode com acerto dizer, figuradamente, que a alma é uma centelha anímica emanada do grande Todo. Estas últimas palavras indicam a fonte universal do princípio vital de que cada ser absorve uma porção e que, após a morte, volta à massa donde saiu. Essa ideia de nenhum modo exclui a de um ser moral, distinto, independente da matéria e que conserva sua individualidade. A esse ser, igualmente, se dá o nome de alma e nesta acepção é que se pode dizer que a alma é um Espírito encarnado. Dando da alma definições diferentes, os Espíritos falaram de acordo com o modo por que aplicavam a palavra e com as ideias terrenas de que ainda estavam mais ou menos imbuídos. Isto resulta da deficiência da linguagem humana, que não dispõe de uma palavra para cada idéia, donde uma imensidade de equívocos e discussões. Eis por que os Espíritos superiores nos dizem que primeiro nos entendamos acerca das palavras. (1) Ver, na Introdução, a explicação sobre o termo alma, § II.
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