Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Hora do Evangelho no Lar - Fora da Caridade não há Salvação - item 10 - segundas feiras, 12hs.

Departamento de Evangelho no Lar - CEFA - segunda-feira, 23 de maio de 2016

HORA DO EVANGELHO NO LAR  
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três virtudes; porém a maior delas é a caridade.” (Paulo, I Coríntios, XIII: 1-7 e 13).

 

PRECE INICIAL

Queridos irmãos, que a Paz de Jesus envolva a todos neste momento. Vamos orar:

Jesus amigo, mais uma vez, aqui estamos reunidos em Teu nome, rogando ao Teu generoso coração que nos ampare na realização de nosso estudo de hoje.

Envolva-nos com Tuas vibrações de paz e de amor, para que sejamos inspirados por Teus mensageiros na compreensão de Teus ensinamentos.

Que ao término de nossos estudos, possamos estar mais esclarecidos, compreendendo melhor as dificuldades dos nossos semelhantes, compreendendo melhor a vida, compreendendo nossas próprias fragilidades.

Que em Teu nome Mestre Amado, em nome dos benfeitores que coordenam esta tarefa, mas sobretudo em nome de Deus, iniciamos mais um Estudo do Evangelho.
Que assim seja!

Graças a Deus, Graças a Jesus.

 

MENSAGEM INICIAL

CARIDADE ESSENCIAL

Em todos os lugares e situações da vida, a caridade será sempre a fonte divina das bênçãos do Senhor.

Quem dá o pão ao faminto e água ao sedento, remédio ao enfermo e luz ao ignorante, está colaborando na edificação do Reino Divino, em qualquer setor da existência ou da fé religiosa a que foi chamado.

A voz compassiva e fraternal que ilumina o espírito é irmã das mãos que alimentam o corpo.

Assistência, medicação e ensinamento constituem modalidades santas da caridade generosa que executa os programas do bem. São vestiduras diferentes de uma virtude única. Conjugam-se e completam-se num todo nobre e digno.

Ninguém pode assistir a outrem, com eficiência, se não procurou a edificação de si mesmo; ninguém medicará, com proveito, se não adquiriu o espírito de boa-vontade para com os que necessitam, e ninguém ensinará, com segurança, se não possui a seu favor os atos de amor ao próximo, no que se refira à compreensão e ao auxílio fraternais.

Em razão disso, as menores manifestações de caridade, nascidas da sincera disposição de servir com Jesus, são atividades sagradas e indiscutíveis. Em todos os lugares, serão sempre sublimes luzes da fraternidade, disseminando alegria, esperança, gratidão, conforto e intercessões benditas.

Antes, porém, da caridade que se manifesta exteriormente nos variados setores da vida, pratiquemos a caridade essencial, sem o que não poderemos efetuar a edificação e a redenção de nós mesmos.

Trata-se da caridade de pensarmos, falarmos e agirmos, segundo os ensinamentos do Divino Mestre, no Evangelho.

É a caridade de vivermos verdadeiramente nEle para que Ele viva em nós.

Sem esta, poderemos levar a efeito grandes serviços externos, alcançar intercessões valiosas, em nosso benefício, espalhar notáveis obras de pedra, mas, dentro de nós mesmos, nos instantes de supremo testemunho na fé, estaremos vazios e desolados, na condição de mendigos de luz.

Extraído do livro " Vinha de Luz" – Emmanuel, psicografado por Chico Xavier

 

LEITURA DO EVANGELHO

CAPÍTULO XV – FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO – ITENS 10

PAULO - Paris, 1860

10 – Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão contidos os destinos do homem sobre a Terra e no céu. Sobre a Terra, porque, à sombra desse estandarte, eles viverão em paz; e no céu, porque aqueles que a tiverem praticado encontrarão graça diante do Senhor. Esta divisa é a flama celeste, coluna luminosa que guia os homens pelo deserto da vida, para conduzi-los à Terra da Promissão. Ela brilha no céu como auréola santa na fronte dos eleitos, e na Terra está gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá: “Passai à direita, benditos de meu Pai”. Podeis reconhecê-los pelo perfume de caridade que espargem ao seu redor. Nada exprime melhor o pensamento de Jesus, nada melhor resume os deveres do homem, do que esta máxima de ordem divina. O Espiritismo não podia provar melhor a sua origem, do que a oferecendo por regra, porque ela é o reflexo do mais puro Cristianismo. Com essa orientação, o homem jamais se transviará. Aplicai-vos, portanto, meus amigos, a compreender-lhe o sentido profundo e as consequências de sua aplicação, e a procurar por vós mesmos todas as maneiras de aplicá-la. Submetei todas as vossas ações ao controle da caridade, e a vossa consciência vos responderá: não somente ela evitará que façais o mal, mas ainda vos levará a fazer o bem. Porque não basta uma virtude negativa, é necessária uma virtude ativa. Para fazer o bem, é sempre necessária a ação da vontade, mas, para não fazer o mal, bastam frequentemente à inércia e a negligência.

Meus amigos, agradeçam a Deus, que vos permitiu gozar a luz do Espiritismo. Não porque somente os que a possuem possam salvar-se, mas porque, ajudando-vos a melhor compreender os ensinamentos do Cristo, ela vos torna melhores cristãos. Fazei, pois, que vos vendo, se possa dizer que o verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão são uma e a mesma coisa, porque todos os que praticam a caridade são discípulos de Jesus, qualquer que seja o culto a que pertençam.

REFLEXÕES: Em primeiro lugar, vamos relembrar o significado da palavra salvação da alma, na conceituação espírita, é a libertação do Espírito da necessidade de viver em mundos materiais, onde faz a sua evolução através das reencarnações, é a libertação das suas imperfeições,  a libertação do apego aos prazeres e valores materiais, é a conquista do reino de Deus em si mesmo.  A máxima: Fora da caridade não há salvação é a consequência do princípio de igualdade perante Deus e da liberdade de consciência. Esta máxima estimula, a vivência do amor fraterno, provocando a união entre os homens. Na questão n° 886 do LE - das Leis Morais, Kardec pergunta: Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus? Resposta: Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas. – o BIP já conhecido por todos nós e que deve ser aplicado em nossas vivências. Em sua primeira carta à comunidade de Corinto o apóstolo Paulo destaca o valor da caridade quando declara: Agora, portanto, permanecem fé, esperança, caridade, essas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade.

 

VIBRAÇÕES

Mestre Jesus, agradecidos por estes momentos de paz e reflexão, por mais este dia em nossas vidas, encerramos este nosso encontro, pedindo que ampare nosso propósito de servir e nos auxilie a doarmos de nós mesmos em beneficio daqueles mais necessitados.

Assim, protegidos e amparados, vamos juntos vibrando para que a Paz Mundial e a harmonia entre os povos se estabeleçam.

Vibramos pelo nosso Brasil, por nossos governantes e governados.

Vibramos por todos os que estão em sofrimento neste momento, encarnados e desencarnados, que recebam os lenitivos para suas dores;

Vibramos Senhor, amorosamente pelos suicidas para que suas dores e aflições sejam amenizadas para serem esclarecidos e amparados.

Vibramos por todos aqueles que se encontram presos aos vícios para que encontrem o caminho da libertação.

Vibramos em benefício de todos aqueles que neste momento estão passando por dificuldades, desempregados e em busca de um caminho digno para sua sobrevivência e de seus familiares. Que todos tenham sempre força e coragem para enfrentarem os desafios da vida.

Abençoe Mestre a todos os que convivem conosco em especial aqueles que se consideram nossos inimigos, que sejam envolvidos pela paz e pela alegria de viver.

Finalmente vibramos por nós mesmos, criaturas ainda tão necessitadas de Teu Amor e Tua compreensão.

Obrigada, Senhor.

Que assim seja... Graças a Deus, Graças a Jesus.

                    

PRECE FINAL

"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]

 

Deus Pai, Misericordioso e Bondoso, Te agradecemos Senhor por permitir que a Doutrina Espírita esteja presente em nossas vidas, Luz esclarecedora, Luz que nos auxilia a compreendermos os ensinamentos aqui deixados pelo nosso Mestre Jesus. Que possamos Pai Amado recebermos neste momento Tuas bênçãos através das Mãos Misericordiosas de nosso Mestre Jesus, a quem agradecemos imensamente pelos ensinamentos aqui deixados, pelo amor e pela misericórdia para conosco. Que nossas energias sejam reabastecidas e que nossas águas sejam fluidificadas para que através delas possamos adquirir saúde e vitalidade, força e coragem para as lutas de todos os dias, para nossa transformação moral e espiritual, para nos renovarmos e vivermos em paz e harmonia com tudo e com todos. Divino Amigo esteja sempre ao nosso lado dando discernimento em nossas ações.

Que assim seja!

Graças a Deus, graças a Jesus.

 

Uma feliz semana a todos!

Paz e Luz!

 

comments powered by Disqus