Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Estudo Semanal do Livro dos Espíritos.04/05/2016

Adauto Alves de Lima- ADDE - quarta-feira, 4 de maio de 2016

O Livro dos Espíritos » Parte Segunda - Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos » Capítulo I - Dos Espíritos » Escala espírita » Terceira ordem - Espíritos imperfeitos –
VAMOS AO ESTUDO DA NONA CLASSE OU ESPÍRITOS LEVIANOS
103. Nona classe. Espíritos levianos. - São ignorantes, travessos, irrefletidos e zombeteiros. Metem-se em tudo, a tudo respondem, sem se incomodarem com a verdade. Gostam de causar pequenos desgostos e ligeiras alegrias, de aborrecer, de induzir maliciosamente em erro, por meio de mistificações e de espertezas. A esta classe pertencem os Espíritos vulgarmente tratados de duendes, trasgos, gnomos, diabretes. Acham-se sob a dependência dos Espíritos superiores, que muitas vezes os empregam, como fazemos com os nossos servidores.
Em suas comunicações com os homens, a linguagem de que se servem é, por vezes, espirituosa e faceta, mas quase sempre sem profundidade. Exploram as falhas e o lado ridículo dos homens e das coisas, comentando-os em traços mordazes e satíricos. Se tomam nomes supostos, geralmente é mais por malícia do que por maldade.
TEXTOS RELACIONADOS (IPEAK)
O Livro dos Espíritos » Parte Segunda - Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos » Capítulo VII - Da volta do Espírito à vida corporal » Faculdades morais e intelectuais do homem » Faculdades morais e intelectuais do homem
O Livro dos Espíritos » Parte Segunda - Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos » Capítulo VII - Da volta do Espírito à vida corporal » Faculdades morais e intelectuais do homem » 362
Revista Espírita 1858 » Janeiro » Os Diabretes
Revista Espírita 1859 » Março » Conversas familiares de além-túmulo » Um Duende
Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas » Vocabulário Espírita » DUENDE
Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas » Vocabulário Espírita » GNOMO
Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas » Vocabulário Espírita » TRASGOS, LUTIN
O Livro dos Médiuns » Segunda parte - Das manifestações espíritas » Capítulo XXVII - Das contradições e das mistificações » Das mistificações.
OITAVA CLASSE : ESPÍRITOS PSEUDO-SÁBIOS
104. Oitava classe. Espíritos pseudo-sábios. - Dispõem de conhecimentos bastante amplos, porém, crêem saber mais do que realmente sabem. Tendo realizado alguns progressos sob diversos pontos de vista, a linguagem deles aparenta um cunho de seriedade, de natureza a iludir com respeito às suas capacidades e luzes. Mas, em geral, isso não passa de reflexo dos preconceitos e idéias sistemáticas que nutriam na vida terrena. É uma mistura de algumas verdades com os erros mais absurdos, através dos quais penetram a presunção, o orgulho, o ciúme e a obstinação, de que ainda não puderam despir-se.
 
TEXTOS RELACIONADOS:
O Livro dos Médiuns » Segunda parte - Das manifestações espíritas » Capítulo XXIII - Da obsessão » Causas da obsessão » 246
O Livro dos Médiuns » Segunda parte - Das manifestações espíritas » Capítulo XXIV - Da identidade dos Espíritos » Questões sobre a natureza e identidade dos Espíritos.
SÉTIMA CLASSE – ESPÍRITOS NEUTROS.
105. Sétima classe. Espíritos neutros. - Nem bastante bons para fazerem o bem, nem bastante maus para fazerem o mal. Pendem tanto para um como para o outro e não ultrapassam a condição comum da Humanidade, quer no que concerne ao moral, quer no que toca à inteligência. Apegam-se às coisas deste mundo, de cujas grosseiras alegrias sentem saudades.
TEXTOS RELACIONADOS:
Revista Espírita 1860 » Novembro » Palestras familiares de além-túmulo - Baltazar, o Espírito gastrônomo.
Revista Espírita 1860 » Dezembro » Palestras familiares de além-túmulo » Baltazar, o Espírito gastrônomo.

comments powered by Disqus