Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Estudo Semanal do Livro dos Espíritos.10/03/2016

Adauto Alves de Lima- ADDE - quinta-feira, 10 de março de 2016
ORIGEM E NATUREZA DOS ESPÍRITOS
 
83. Os Espíritos têm fim? Compreende-se que seja eterno o princípio donde eles emanam, mas o que perguntamos é se suas individualidades têm um termo e se, em dado tempo, mais ou menos longo, o elemento de que são formados não se dissemina e volta à massa donde saiu, como sucede com os corpos materiais. É difícil de conceber-se que uma coisa que teve começo possa não ter fim.
 
“Há muitas coisas que não compreendeis, porque tendes limitada a inteligência. Isso, porém, não é razão para que as repilais. O filho não compreende tudo o que a seu pai é compreensível, nem o ignorante tudo o que o sábio apreende. Dizemos que a existência dos Espíritos não tem fim. É tudo o que podemos, por agora, dizer.”
 
MUNDO NORMAL PRIMITIVO
 
84. Os Espíritos constituem um mundo à parte, fora daquele que vemos?
 
“Sim, o mundo dos Espíritos, ou das inteligências incorpóreas.”
 
85. Qual dos dois, o mundo espírita ou o mundo corpóreo, é o principal, na ordem das coisas?
 
“O mundo espírita, que preexiste e sobrevive a tudo.”
 
86. O mundo corporal poderia deixar de existir, ou nunca ter existido, sem que isso alterasse a essência do mundo espírita?
 
“Decerto. Eles são independentes; contudo, é incessante a correlação entre ambos, porquanto um sobre o outro incessantemente reagem.”
 
87. Ocupam os Espíritos uma região determinada e circunscrita no espaço?
 
“Estão por toda parte. Povoam infinitamente os espaços infinitos. Vós os tendes de contínuo a vosso lado, observando-vos e sobre vós atuando, sem o perceberdes, pois que os Espíritos são uma das potências da Natureza e os instrumentos de que Deus se serve para a execução de seus desígnios providenciais. Nem todos, porém, vão a toda parte, pois há regiões interditas aos menos adiantados.”
 
TEXTOS RELACIONADOS: 
O Livro dos Espíritos » Parte Terceira - Das leis morais » Capítulo VI - 5. Lei de destruição » Flagelos destruidores » 738
Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas » Vocabulário Espírita » MUNDO CORPÓREO
Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas » Vocabulário Espírita » MUNDO ESPÍRITA OU MUNDO DOS ESPÍRITOS
O Livro dos Médiuns » Segunda parte - Das manifestações espíritas » Capítulo XXI - Da influência do meio » 232
O Evangelho segundo o Espiritismo » Capítulo III - Há muitas moradas na casa de meu Pai » Diferentes estados da alma na erraticidade.
 










Lima, Adauto Alves de

Fones: (17) 3232.3321 / 997911320

comments powered by Disqus