Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Hora do Evangelho no Lar - Diversas categorias dos mundos - segundas-feiras Às 12hs

Departamento do Evangelho no Lar - CEFA - segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

HORA DO EVANGELHO NO LAR    

Não se turbe o vosso coração. - Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, eu já vos teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. - Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais.” (JOÃO, cap. XIV, vv. 1 a 3.).

PRECE

Jesus amigo, mais uma vez, aqui reunidos em Teu nome, rogamos ao Teu coração generoso que nos ampare na realização da tarefa de hoje.

Ampare a todos que aqui estão, envolvendo-nos em Tuas Vibrações amorosas, para que assim possamos ser inspirados por Teus mensageiros e assimilarmos as reflexões de hoje. 
Que  ao  término de nossos estudos, possamos estar mais pacificados, esclarecidos, compreendendo melhor as dificuldades dos nossos semelhantes, compreendendo melhor a vida, compreendendo nossas próprias fragilidades e assim, seguirmos confiantes através do caminho que veio nos mostrar.

Que em Teu nome Mestre Jesus, em nome da espiritualidade amiga que coordena esta tarefa, mas sobretudo em nome de Deus, iniciamos mais um Estudo do Evangelho.
Esteja conosco, Senhor, agora e sempre.  

Que assim seja

 

MENSAGEM INICIAL

“NO REINO EM  CONSTRUÇÃO”

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, já eu vo-lo feria dito, pois me vou para vos preparar o lugar.” 

- JESUS -JOAO, 14: 2.

 

“Entretanto, nem todos os Espíritos que encarnam na Terra vão para ai em expiação “ -.1 Cap. III, 14.

 

Escutaste o pessimismo que se esmera em procurar as deficiências da Humanidade, como quem se demora deliberadamente nas arestas agressivas do mármore de obra-prima Inacabada e costumas dizer que a Terra está perdida.

Observa, porém, as multidões que se esforçam silenciosamente pela santificação do porvir.

Compulsaste as folhas da imprensa, lendo a história do autor de homicídio lamentável e sob a extrema revolta, trouxeste ao labirinto das opiniões contraditórias a tua própria versão do acontecimento, asseverando que estamos todos no teatro do crime.

Recorda, contudo, os milhões de pais e mães, tocados de abnegação e heroísmo, que abraçam todos os sacrifícios no lar para que a delinquência desapareça.

Conheceis jovens que se transviara na leviandade, desvairando-se em golpes de selvageria e loucura e, examinando acremente determinados sucessos que devem estar catalogados na patologia da mente, admites que a juventude moderna se encontra em adiantado processo de desagregação do caráter.

Relaciona, todavia, os milhões de rapazes e meninas, debruçados sobre livros e máquinas, através do labor e do estudo, em muitas circunstâncias imolando o próprio corpo à fadiga precoce, para integrarem dignamente a legião do progresso.

Sabes que há companheiros habituados aos prazeres noturnos e, ao vê-los comprando o próprio desgaste a prego de ouro, acreditas que toda a comunidade humana jaz entregue à demência e ao desperdício.

Reflete, entretanto, nos milhões de cérebros e braços que atravessam a noite, no recinto das fábricas e junto dos linotipos, em hospitais e escritórios, nas atividades da limpeza e da vigilância, de modo a que a produção e a cultura, a saúde e a tranquilidade do povo sejam asseguradas.

Marcaste o homem afortunado que enrijeceu mãos e bolsos, na sovinice, e esposas a convicção de que todas as pessoas abastadas são modelos completos; de avareza e crueldade.

Considera, no entanto, os milhões de tarefeiros do serviço e da beneficência, que diariamente colocam o dinheiro em circulação, a fim de que os homens conheçam a honra de trabalhar e a alegria de viver.

Não condenes a Terra pelo desequilíbrio de alguns.

Medita, em todos os que se encontram suando e sofrendo, lutando e amando, no levantamento do futuro melhor, e reconhecerás que o Divino Construtor do Reino de Deus no mundo está esperando também por ti.

Extraído do Livro da Esperança. Emmanuel/Francisco Cândido Xavier.

 

LEITURA DO EVANGELHO

Cap. III do Evangelho, Há muitas moradas na Casa de Meu Pai

Itens 3, 4 e 5 - Diversas Categorias de Mundos Habitados                                                           

3 – Do ensinamento dado pelos Espíritos, resulta que os diversos mundos possuem condições muito diferentes uns dos outros, quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes. Dentre eles, há os que são ainda inferiores à Terra, física e moralmente. Outros estão no mesmo grau, e outros lhe são mais ou menos superiores, em todos os sentidos. Nos mundos inferiores a existência é toda material, as paixões reinam soberanas, a vida moral quase não existe. À medida que esta se desenvolve, a influência da matéria diminui, de maneira que, nos mundos mais avançados, a vida é por assim dizer toda espiritual.  

4 – Nos mundos intermediários, o bem e o mal se misturam, e um predomina sobre o outro, segundo o grau de adiantamento em que se encontrarem. Embora não possamos fazer uma classificação absoluta dos diversos mundos, podemos, pelo menos, considerando o seu estado e o seu destino, com base nos seus aspectos mais destacados, dividi-los assim, de um modo geral: mundos primitivos, onde se verificam as primeiras encarnações da alma humana; mundos de expiação e de provas, em que o mal predomina; mundos regeneradores, onde as almas que ainda têm o que expiar adquirem novas forças, repousando das fadigas da luta; mundos felizes, onde o bem supera o mal; mundos celestes ou divinos, morada dos Espíritos purificados, onde o bem reina sem mistura. A Terra pertence à categoria dos mundos de expiações e de provas, e é por isso que nela está exposto a tantas misérias.

5 – Os Espíritos encarnados num mundo não estão ligados a ele indefinidamente, e não passam nesse mundo por todas as fases do progresso que devem realizar, para chegar à perfeição. Quando atingem o grau de adiantamento necessário, passam para outro mundo mais adiantado, e assim sucessivamente, até chegarem ao estado de Espíritos puros. Os mundos são as estações em que eles encontram os elementos de progresso proporcionais ao seu adiantamento. É para eles uma recompensa passarem a um mundo de ordem mais elevada, como é um castigo prolongarem sua permanência num mundo infeliz, ou serem relegados a um mundo ainda mais infeliz, por se haverem obstinado no mal.

 

REFLEXÕES: Texto auxiliar: Livro dos Espíritos questões  55 a 58.

Miramez, ao comentar a questão 57 do LE nos diz que: Existem mundos mais atrasados e mais adiantados que a Terra, onde por vezes temos de reencarnar, e para tal, em ambos os casos, temos que fazer adaptação, às vezes demorada, até recebermos novos corpos no planeta em que iremos nos manifestar fisicamente. Todavia, o Espírito é o mesmo e a matéria é a mesma, por todos os quadrantes do infinito, mas, obediente às leis que vigoram nos mundos e nos espaços da criação. Que, Somos todos irmãos uns dos outros, com os mesmos direitos e deveres na pauta da vida. Não existe nada inferior para o Grande Arquiteto do Universo; tudo é perfeito e está na mais perfeita ordem, compatível com a harmonia divina, só que estamos em estado de despertar. Em uns já afloraram maiores valores, em outros menos. Não podes pensar que as diferenças físicas, morais e intelectuais possam criar barreiras intransponíveis. Elas são escolas que devemos estudar com amor, para aprendermos com humildade as lições que todas elas nos oferecem.

 

PRECE E VIBRAÇÕES -
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]

E assim meus irmãos, vamos nos unindo em pensamentos e sentimos e vamos Agradecendo a Jesus por mais este nosso encontro de corações, com nosso ambiente tranquilo, rogamos a Jesus que suas vibrações amorosas nos envolvam a todos, revigorando nossas energias, reequilibrando nossa saúde física, espiritual e mental, Vamos pedindo que estenda suas mãos misericordiosas e derrame suas bênçãos sobre todos nós e juntos vamos vibrando por todos que nos acompanham, pelos Dirigentes espíritas e por todas as federativas.

Vibramos Senhor, pela Paz Mundial e harmonia entre todos os povos, que nosso Brasil e seus dirigentes sejam abençoados e esclarecidos. Que Tuas Luzes inundem todas as Nações para que haja sempre compreensão e amor.

Que todos os irmãos, encarnados ou desencarnados, que estão em sofrimento recebam o bálsamo, o lenitivo para suas dores.

Inspira-nos Senhor a vermos em tudo somente o que é bom para nossa evolução.

Que Vossa doce e suave influência penetre em nossas almas e nos faça enxergar a estrada do bem, que nossos olhos se fechem para todas as maldades e para todos os comentários e julgamentos menos felizes.

Que possamos compreender que somos todos irmãos e que o amor deve fazer parte de nossos dias.

Que Jesus seja nossa companhia, que nos dê bom ânimo, que nos dê alegria de viver e que Tua Paz esteja sempre conosco.

Que assim seja.

 

Nossos agradecimento aos queridos irmãos que nos acompanham, recebam nosso carinho e nossa gratidão e que a Paz de Jesus esteja sempre presente na vida de todos nósUma ótima e abençoada semana.

Paz e Luz!

comments powered by Disqus