Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Estudo Semanal do Livro dos Espíritos.07/01/2016

Adauto Alves de Lima- ADDE - quinta-feira, 7 de janeiro de 2016
TODOS NÓS TEMOS INSTINTOS. NÃO DEIXE DE ESTUDAR O CONTEÚDO ABAIXO QUE É MUITO ELUCIDATIVO.
 
INTELIGÊNCIA E INSTINTO
 
73. O instinto independe da inteligência?
 
“Precisamente, não, por isso que o instinto é uma espécie de inteligência. É uma inteligência sem raciocínio. Por ele é que todos os seres provêm às suas necessidades.”
 
74. Pode estabelecer-se uma linha de separação entre instinto e a inteligência, isto é, precisar onde um acaba e começa a outra?
 
“Não, porque muitas vezes se confundem. Mas, muito bem se podem distinguir os atos que decorrem do instinto dos que são da inteligência.”
 
75. É acertado dizer-se que as faculdades instintivas diminuem à medida que crescem as intelectuais?
 
“Não; o instinto existe sempre, mas o homem o despreza. O instinto também pode conduzir ao bem. Ele quase sempre nos guia e algumas vezes com mais segurança do que a razão. Nunca se transvia.”
 
75a) — Por que nem sempre é guia infalível a razão?
 
“Seria infalível, se não fosse falseada pela má-educação, pelo orgulho e pelo egoísmo. O instinto não raciocina; a razão permite a escolha e dá ao homem o livre-arbítrio.”
 
Kardec: O instinto é uma inteligência rudimentar, que difere da inteligência
propriamente dita, em que suas manifestações são quase sempre espontâneas, ao passo que as da inteligência resultam de uma combinação e de um ato deliberado. O instinto varia em suas manifestações, conforme as espécies e às suas necessidades. Nos seres que têm a consciência e a percepção das coisas exteriores, ele se alia à inteligência, isto é, à vontade e à liberdade.
 
TEXTOS RELACIONADOS – IPEAK
 
O Livro dos Espíritos » Parte Terceira - Das leis morais » Capítulo X - 9. Lei de liberdade » Livre-arbítrio » 849
O Livro dos Espíritos » Parte Segunda - Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos » Capítulo IV - Da pluralidade das existências » Transmigrações progressivas » 189
O Livro dos Espíritos » Introdução ao estudo da Doutrina Espírita » VII
O Livro dos Espíritos » Parte Terceira - Das leis morais » Capítulo I - Da lei divina ou natural » Conhecimento da lei natural » 621
O Livro dos Médiuns » Segunda parte - Das manifestações espíritas » Capítulo XXXI  Dissertações espíritas » Sobre os médiuns » X
O Evangelho segundo o Espiritismo » Capítulo IX - Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos » Instruções dos Espíritos » Obediência e resignação
 
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


?Lima, Adauto Alves de

Fones: (17) 3232.3321 / 997911320

comments powered by Disqus