Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Hora do Evangelho no Lar - Deve-se Expor a vida por um Malfeitor - todas as segundas-feiras - 12hs.

Departamento do Evangelho no Lar - CEFA - segunda-feira, 9 de novembro de 2015

HORA DO EVANGELHO NO LAR   

" Podeis salvá-lo; salvai-o!” (ESE – cap. XI – item 15)

PRECE INICIAL

Senhor, ensina-nos a oferecer-te o coração puro e o pensamento elevado na oração.

Que hoje Senhor, neste momento de meditações, reflexões e prece possamos ter o auxílio dos Benfeitores Espirituais para que tenhamos os esclarecimentos de que necessitamos para compreendermos seus ensinamentos.

Ampara-nos, Mestre Jesus, a fim de que o nosso sentimento se harmonize com a tua vontade e que possamos, cada dia, sermos instrumentos vivos e operosos da paz e do amor, do aperfeiçoamento e da alegria, de acordo com a tua Lei.

E assim, protegidos e amparados, iniciamos em Teu nome os estudos desta manhã.

Permaneça conosco Senhor e que assim seja.

 

MENSAGEM INICIAL

SEJA COMPREENSIVO.

Não esqueça de usar a bondade em circunstância nenhuma da sua vida.
Vença a violência, antes que ela o deixe vencido.
Sorria ante o ofensor e esqueça-lhe a ofensa.
Revidar mal por mal, a pretexto de ser verdadeiro, é aprimorar a maldade que predomina na sua natureza, fazendo-o mais infeliz.

Recorra à oração e confie no tempo, quando as coisas se apresentarem diferentes do que você espera.
Infeliz, realmente, é todo aquele que acredite ser hoje o tempo único, buscando resolver agora, o que só mais tarde será solucionado naturalmente.

Não duvide da Justiça Divina, apenas porque não a consegue entender, na precipitação dos seus raciocínios apaixonados.
Você não é o único que tem problemas no mundo.

O maior problema da atualidade é o homem em si mesmo, e somente quando este se volte para os valores mais altos da vida se equacionará.
Não transfira, portanto, para os outros, a responsabilidade do que lhe sucede de errado ou desagradável.
Você é filho de Deus e, como afirmou Jesus, nenhuma das criaturas que o Pai Lhe confiou Ele deixaria perder-se.
Acalme-se e avance com a luz da consciências tranquila, sem intentar fazer da sua claridade uma chama pronta a arder em volta, provocando devastação

XAVIER, Francisco Cândido. Luz Viva. Pelo Espírito Marco Prisco.

 

LEITURA DO EVANGELHO
Cap. XI – Amar ao Próximo como a Si Mesmo

Item – 15- Deve-se Expor a vida por um Malfeitor. 

15 – Um homem está em perigo de morte. Para salvá-lo, deve expor a própria vida. Mas sabe-se que é um malvado, e que, se escapar poderá cometer novos crimes. Deve-se, apesar disso, arriscar-se para o salvar?

Esta é uma questão bastante grave, e que pode naturalmente apresentar-se ao espírito. Responderei segundo o meu adiantamento moral, desde que se trata de saber se devemos expor a vida, mesmo por um malfeitor. A abnegação é cega. Socorre-se a um inimigo; deve-se socorrer também a um inimigo da sociedade, numa palavra, a um malfeitor. Credes que é somente à morte que se vai arrebatar esse desgraçado? É talvez a toda a sua vida passada. Porque, pensai nisso, – nesses rápidos instantes que lhe arrebatam os últimos momentos da vida, o homem perdido se volta para a sua vida passada, ou melhor, ela se ergue diante dele. A morte, talvez, chegue muito cedo para ele. A reencarnação poderá ser terrível. Lançai-vos, pois, homens! Vós, que a ciência espírita esclareceu, lançai-vos, arrancai-o ao perigo! E então, esse homem, que teria morrido injuriando-vos, talvez se atire nos vossos braços. Entretanto, não deveis perguntar se ele o fará ou não, mas correr em seu socorro, pois, salvando-o, obedeceis a essa voz do coração que vos diz: “Podeis salvá-lo; salvai-o!”

 

PRECE E VIBRAÇÕES -
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]

Mestre Jesus! Ampara nosso propósito de servir. Que em teu nome e com o auxílio dos bons espíritos, possamos ajudar àqueles que estão mais necessitados do que nós.

Senhor, há quem esteja muito infeliz, Te rogamos: abençoa os que sofrem! Dá a cada sofredor a suavização de suas dores, um bálsamo para suas tristezas!

Senhor, muitos de nossos irmãos estão nos vícios, no crime, nos grandes prejuízos físicos e morais. Tem piedade deles! Que possam se corrigir a tempo, para não virem a sofrer as duras consequências de seus erros.

Nos hospitais, nos lares, os enfermos esperam um conforto e querem sarar. Senhor, que as nossas vibrações neste instante levem até eles o alívio para seus males.

Vibramos por todos os dirigentes de todas as nações, especialmente os do nosso país. Que sob tua proteção, governem com amor e justiça, em favor dos seus povos.

Vibramos também por todos os líderes religiosos, pelas Casas Espíritas, por todos os seus colaboradores, para que possam levar sempre os teus ensinamentos a todos os lugares.

Vibramos por todos os lares, pelo nosso também!  Que neles reinem o respeito, a harmonia, a ajuda mútua.

Quanto a nós, Senhor, pedimos perdão de nossas falhas. Ajuda-nos a desenvolver as virtudes que colocaste dentro de nossas almas.

Graças, Senhor, por todas as bênçãos que sempre nos dás.

Pela coragem de enxergarmos as dificuldades criadas por nós mesmos; pelas provas que nos aperfeiçoam o raciocínio e nos abrandam o coração; pela fé na imortalidade; pelo privilégio de servir; pelo dom de saber que somos responsáveis pelas próprias ações;

Pelo conforto de reconhecer que a nossa felicidade tem o tamanho da felicidade que fizermos para os outros;

Pelo discernimento que nos permite diferenciar aquilo que nos é útil daquilo que não nos serve;

Pela bênção da oração que nos dá apoio interior para a necessária solução de nossos problemas; pela tranquilidade de consciência que ninguém consegue nos tirar;

Por tudo isso, e por todos os demais tesouros, de esperança e de amor, de alegria e de paz, de que nos enriqueces a existência, Nós te agradecemos Senhor!...

Obrigada Senhor. Que assim seja.

 

Até a próxima semana, com as bênçãos de Deus.

Paz e Luz a todos!

comments powered by Disqus