Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Hora do Evangelho no Lar - Cap. Capítulo XI - item 13 - A Fé e a Caridade

Depto de Evangelho no Lar - CEFA - segunda-feira, 2 de novembro de 2015

HORA DO EVANGELHO NO LAR

"Eu vos disse recentemente, meus queridos filhos, que a caridade sem a fé não seria suficiente para manter entre os homens uma ordem social de fazê-los felizes. Devia ter dito que a caridade é impossível sem a fé. (ESE – cap. XI – item 13)"

 

PRECE

Mestre Jesus que conheceis todas as nossas imperfeições, que nos ama profundamente, auxiliai-nos a compreender as leis divinas. Faz-nos entender seu Evangelho de Luz, ensina-nos a aplicá-lo em nossas vidas, afim de que sejamos cada dia melhores do que fomos ontem. Auxilia-nos Mestre a reconhecermos e corrigirmos nossas falhas, nossas imperfeições. Dai-nos força e coragem para sermos humildes e mostrai-nos o caminho da iniciativa para solucionarmos nossas dificuldades, Mostrai-nos o caminho da persistência, para evitarmos o desânimo, o caminho da caridade, para evitarmos o egoísmo e podermos dividir os benefícios que recebemos todos os dias. Esteja sempre conosco Mestre Jesus e que assim seja.

MENSAGEM INICIAL
VIVER PELA FÉ.

"Mas o justo viverá pela fé." - Paulo. (ROMANOS, capítulo 1, versículo 17.)

Na epístola aos romanos, Paulo afirma que o justo viverá pela fé.

Não poucos aprendizes interpretaram erradamente a assertiva. Supuseram que viver pela fé seria executar rigorosamente as cerimônias exteriores dos cultos religiosos.

Freqüentar os templos, harmonizar-se com os sacerdotes, respeitar a simbologia sectária, indicariam a presença do homem justo. Mas nem sempre vemos o bom ritualista aliado ao bom homem. E, antes de tudo, é necessário ser criatura de Deus, em todas as circunstâncias da existência.

Paulo de Tarso queria dizer que o justo será sempre fiel, viverá de modo invariável, na verdadeira fidelidade ao Pai que está nos céus.

Os dias são ridentes e tranqüilos? tenhamos boa memória e não desdenhemos a moderação.

São escuros e tristes? confiemos em Deus, sem cuja permissão a tempestade não desabaria. Veio o abandono do mundo? o Pai jamais nos abandona. Chegaram as enfermidades, os desenganos, a ingratidão e a morte? eles são todos bons amigos, por trazerem até nós a oportunidade de sermos justos, de vivermos pela fé, segundo as disposições sagradas do Cristianismo.

XAVIER, Francisco Cândido. Caminho, Verdade e Vida. Pelo Espírito Emmanuel. 28.ed. Brasília: FEB, 2009. Capítulo 2

LEITURA DO EVANGELHO

Capítulo XI – AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO – Instruções dos Espíritos – item 13

III – A Fé e a Caridade

UM ESPÍRITO PROTETOR

Cracóvia, 1861

13 – Eu vos disse recentemente, meus queridos filhos, que a caridade sem a fé não seria suficiente para manter entre os homens uma ordem social de fazê-los felizes. Devia ter dito que a caridade é impossível sem a fé. Podereis encontrar, é verdade, impulsos generosos entre as pessoas sem religião. Mas essa caridade austera, que só pode ser exercida pela abnegação, pelo sacrifício constante de todo o interesse egoísta, nada a não ser a fé poderá inspirá-la, porque nada além dela nos faz carregar com coragem e perseverança a cruz desta vida.

Sim, meus filhos, é inútil querer o homem, ávido de prazeres, iludir-se quanto ao seu destino terreno, pretendendo que lhe seja permitido ocupar-se apenas da sua felicidade. Certo que Deus nos criou para sermos felizes na eternidade, mas a vida terrena deve servir unicamente para o nosso aperfeiçoamento moral, o qual se conquista mais facilmente com a ajuda do corpo e do mundo material. Sem contar as vicissitudes comuns da vida, a diversidade de vossos gostos, de vossas tendências, de vossas necessidades, são também um meio de vos aperfeiçoardes, exercitando-vos na caridade. Porque somente a custa de concessões e de sacrifícios mútuos, é que podeis manter a harmonia entre elementos tão diversos.

Tendes razão, entretanto, ao afirmar que a felicidade está reservada ao homem neste mundo, se a procurardes antes na prática do bem do que nos prazeres materiais. A história da cristandade nos fala dos mártires que caminhavam com alegria para o suplício. Hoje, na vossa sociedade, para ser cristão já não se precisa enfrentar a fogueira do mártir, nem o sacrifício da vida, mas única e simplesmente o sacrifício do egoísmo, do orgulho e da vaidade. Triunfareis, se a caridade vos inspirar e fordes sustentados pela fé.

 

PRECE E VIBRAÇÕES


"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." [Emmanuel / Chico Xavier]

Senhor Jesus, ao término de mais um estudo Te agradecermos imensamente por esta oportunidade maravilhosa de estudo edificante, agradecemos aos benfeitores espirituais que nos auxiliaram e nos proporcionaram a sustentação necessária.

Rogamos Mestre, neste momento, que nossas águas sejam fluidificadas, para obtermos equilíbrio de nossa energia física, mental e espiritual.

Rogamos Mestre que Tuas bênçãos se estendam a todos os dirigentes de Casas Espíritas e a líderes religiosos, para que a Luz dos Teus ensinamentos brilhe em todos os lugares da terra.

Rogamos Senhor por nossos familiares, por nossos amigos e por aqueles que se consideram nossos inimigos. Que todos tenham sempre em suas vidas saúde e harmonia.

Hoje, Mestre Jesus, queremos fazer uma rogativa diferente,

Queremos rogar Senhor, por aqueles a quem muito amamos e que já não estão mais aqui.

Por aqueles que, um a um, às vezes os mais idosos, às vezes os mais jovens, foram retornando para casa deixando para trás saudades, que ainda é difícil suportar.

Queremos pedir por aqueles que nos antecederam na viagem em direção ao mundo espiritual, e que prosseguem ligados ao nosso coração, apertado pela saudade.

Queremos Senhor pedir para que os abençoe e os guarde, a fim de que encontrem paz e serenidade no mundo espiritual. Rogamos que Tuas bênçãos os envolvam e que sejam banhados na Luz da Tua Infinita Bondade.

Que hoje, possamos levar a todos eles nosso pensamento de ternura e gratidão, para que saibam, estejam onde estiverem que não estão esquecidos na Terra, habitam em nossas lembrança e em nossos corações com a mesma força e a mesma sinceridade de antes! 

Ajuda-os, Senhor, para que tenham forças a fim de continuarem na vida espiritual trabalhando pelo bem rumo à Vida Eterna.

E assim, agradecidos, encerramos nossas reflexões de hoje. Que Tuas doces vibrações, Mestre Jesus, continuem a nos envolver e que a Tua Paz esteja sempre conosco.

Que assim seja.

 

Uma semana de Paz e Bênçãos a todos.

 

comments powered by Disqus