Associação de Divulgação da Doutrina Espírita

São José do Rio Preto - SP

Hora do Evangelho no Lar - Injúrias e Violência - todas as segundas-feiras - 12hs.

Departamento do Evangelho no Lar - CEFA - segunda-feira, 19 de outubro de 2015

HORA DO EVANGELHO NO LAR    

"Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra. (Mateus, V: 4)"

 

PRECE

Mestre Jesus que conheceis todas as nossas imperfeições, que nos ama profundamente, auxiliai-nos a compreender as leis divinas. Faz-nos entender seu Evangelho de Luz, ensina-nos a aplicá-lo em nossas vidas, afim de que sejamos cada dia melhores do que fomos ontem.  Auxilia-nos Mestre a reconhecermos e corrigirmos nossas falhas, nossas imperfeições.  Dai-nos força e coragem para sermos humildes e mostrai-nos o caminho da iniciativa para solucionarmos nossas dificuldades, Mostrai-nos o caminho da persistência, para evitarmos o desânimo, o caminho da caridade, para evitarmos o egoísmo e podermos dividir os benefícios que recebemos todos os dias. Esteja sempre conosco Mestre Jesus e que assim seja.

MENSAGEM INICIAL
Viver em Paz

"..Vivei em paz..."
Paulo, (II CORÍNTIOS. 13:11.) 

Mantém-te em paz. 
É provável que os outros te guerreiem gratuitamente, hostilizando-te a maneira de viver; entretanto, podes avançar em teu roteiro, sem guerrear a ninguém.
Para isso, contudo - para que a tranquilidade te banhe o pensamento -, é necessário que a compaixão e a bondade te sigam todos os passos. 
Assume contigo mesmo o compromisso de evitar a exasperação.
Junto da serenidade, poderás analisar cada acontecimento e cada pessoa no lugar e na posição que lhes dizem respeito.
Repara, carinhosamente, os que te procuram no caminho... 
Todos os que surgem, aflitos ou desesperados, coléricos ou desabridos, trazem chagas ou ilusões. Prisioneiros da vaidade ou da ignorância, não souberam tolerar a luz da verdade e clamam irritadiços... Unge-te de piedade e penetra-lhes os recessos do ser, e identificarás em todos eles crianças espirituais que se sentem ultrajadas ou contundidas.
Uns acusam, outros choram. 
Ajuda-os, enquanto podes. 
Pacificando-lhes a alma, harmonizarás, ainda mais, a tua vida. 
Aprendamos a compreender cada mente em seu problema.
Recorda-te de que a Natureza, sempre divina em seus fundamentos, respeita a lei do equilíbrio e conserva-a sem cessar.
Ainda mesmo quando os homens se mostram desvairados, nos conflitos abertos, a Terra é sempre firme e o Sol fulgura sempre.
Viver de qualquer modo é de todos, mas viver em paz consigo mesmo é serviço de poucos.

Do livro Fonte Viva, de Emmanuel, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.

LEITURA DO EVANGELHO
Capítulo X - Bem Aventurados os que são Mansos e Pacíficos

Injúrias e Violências

1 – Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra. (Mateus, V: 4).

2 – Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. (Mateus, V: 9)

3 – Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás, e quem matar será réu no juízo. Pois eu vos digo que todo o que se irá contra o seu irmão será réu no juízo; e o que disser a seu irmão: raca, será réu no conselho; e o que disser: és louco, merecerá a condenação do fogo do inferno. (Mateus, V: 21e 22).

 4 – Por essas máximas, Jesus estabeleceu como lei a doçura, a moderação, a mansuetude, a afabilidade e a paciência. E, por conseqüência, condenou a violência, a cólera, e até mesmo toda expressão descortês para com os semelhantes. Raca era entre os hebreus uma expressão de desprezo, que significava homem reles, e era pronunciada cuspindo-se de lado. E Jesus vai ainda mais longe, pois ameaça com o fogo do inferno aquele que disser a seu irmão: És louco.

É evidente que nesta, como em qualquer circunstância, a intenção agrava ou atenua a falta. Mas por que uma simples palavra pode ter tamanha gravidade, para merecer tão severa reprovação? É que toda palavra ofensiva exprime um sentimento contrário à lei de amor e caridade, que deve regular as relações entre os homens, mantendo a união e a concórdia. É um atentado, à benevolência recíproca e à fraternidade, entretendo o ódio e a animosidade. Enfim, porque depois da humildade perante Deus, a caridade para com o próximo é a primeira lei de todo cristão.

5 – Mas o que dizia Jesus por estas palavras: “Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra?” Não ensinou ele a renúncia aos bens terrenos, prometendo os do céu?

Ao esperar os bens do céu, o homem necessita dos bens da terra para viver. O que ele recomenda, portanto, é que não se dê a estes últimos mais importância que aos primeiros.

Por essas palavras, ele quer dizer que até agora os bens da terra foram açambarcados pelos violentos, em prejuízo dos mansos e pacíficos. Que as estes falta freqüentemente o necessário, enquanto os outros dispõem do supérfluo. E promete que justiça lhes será feita, assim na terra como no céu, porque eles serão chamados filhos de Deus. Quando a lei de amor e caridade for à lei da humanidade, não haverá mais egoísmo; o fraco e o pacífico não serão mais explorados nem espezinhados pelo forte e o violento. Será esse o estado da Terra, quando, segundo a lei do progresso e a promessa de Jesus, ela estiver transformada num mundo feliz, pela expulsão dos maus.

REFLEXÕES: Quando Jesus explicitou que os mansos herdarão a Terra e que os pacíficos serão chamados Filhos de Deus, ele prometeu a paz na Terra como no Céu. Não se tem a paz e a serenidade no coração, enquanto não se compreender, com paciência, as necessidades dos nossos semelhantes, principalmente quando a ignorância é dirigida pela violência; só se alcança esta compreensão com a afabilidade, a doçura, a tolerância, a brandura e a pacificação. Mas, como reconhecer a injúria, a violência e a cólera? A injúria é o ato de ofender alguém atribuindo-lhe, injustamente, uma falsa ação ou pensamento; é difamante.  Dentro de nossa evolução espiritual individual, vamos caminhando entre erros e acertos, mas muitas vezes não levando em conta que a violência está enraizada em nós, até mesmo nas simples atitudes, nas simples palavras, enfim no nosso cotidiano, vamos cometendo injúrias e violências com os outros e conosco mesmos. Daí o "não julgueis", que nos induz a buscarmos maior prudência ao julgar o próximo, pois não sabemos se guardamos em nosso íntimo o mesmo grau de violência que estamos condenamos, esperando apenas o momento oportuno para despertar, para explodir. E isso acontece com todos nós. Então a violência resulta de um estado interior, íntimo. Por várias vezes, Jesus aconselhou a não injuriar o semelhante. Precisamos começar urgentemente a refletir sobre nossas ações em nossos dias.

PRECE E VIBRAÇÕES -
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia."
[Emmanuel / Chico Xavier]

Neste dia, humildemente, te pedimos que nos envolvas e lances teus raios de luz em nossas direções.
Cubra-nos com tua proteção, reabastece nossa energias, fazendo-nos compreensão. Elevando nosso coração ao alto vamos vibrar sentimentos de Paz, de Amor, de Harmonização, de Saúde e Equilíbrio em benefício de nossos irmãos.
Vibremos a todos aqueles que caminham pela vida sem deixarem-se ofuscar pelas facilidades da matéria.
Vibremos a todos que, tendo uma compreensão maior das suas reais necessidades, não se deixam enganar pelo brilho que se esconde atrás do poder.
Vibremos a todos que vivem com tranquilidade o seu dia-a-dia, sem se preocuparem com o amanhã. Pois dentro deles reina a certeza que o Pai não abandona um filho seu.
Vibremos a todos aqueles que, na aceitação das determinações do Pai, têm a certeza que esse é o caminho do aprendizado, da humildade e da fé num porvir melhor.
Vibremos a todos que aceitam a vida sem murmurar, pois deles é o reino dos céus. Vibremos pelos doentes, pelos obsediados, pelos idosos, pelas crianças, por todas as famílias, pelos que sofrem de solidão e depressão, pelos jovens, por nosso Brasil, por nossa Casa Espírita e por todos seus voluntários e assistidos. Que todos sejam amplamente abençoados. E assim, Jesus Amigo, neste momento em que vamos encerrando mais um encontro de corações, nós Vos pedimos que os fluidos divinos sejam depositados em nossas águas e que através deles possamos receber as bênçãos que necessitamos. Agradecidos por estes momentos de estudos e reflexão, ainda Te Rogamos Senhor nos auxilie a sermos cada dia melhores do que fomos ontem, que possamos compreender e aceitar todas as nossas fragilidades e que possamos retribuir tudo o que temos recebido contribuindo com o trabalho no bem.

Que possamos estar sempre Contigo, na certeza de que Estás sempre conosco.

Que assim seja.

 

Que Jesus abençoe a todos e que tenham uma semana maravilhoso.

Recebam nosso abraço fraterno.

Paz e Luz!

comments powered by Disqus